Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicação Social (2020)

Limpar Busca

O texto de rádio possui particularidades inerentes à sua definição como meio de comunicação sonoro. Não depende apenas da palavra em si, mas de sua articulação, por vezes associada à música, aos efeitos sonoros e/ou ao silêncio. Como consequência, a redação de notícias apresenta características próprias. Sendo assim, de acordo com Ferraretto (2014), assinale a opção correta sobre as características do texto de rádio.

  • A No caso de textos impressos, ao verificar algum erro, risque apenas a letra mal colocada e não toda a palavra.
  • B A força da informação está no modo como se usam substantivos e verbos, e não na utilização desnecessária e condenável de adjetivos.
  • C A fórmula 3CV (clareza, conteúdo, concisão e vibração) define bem a dimensão do texto radiofônico.
  • D A pessoa em si é sempre mais importante do que o cargo ou função.
  • E Os números cardinais até nove, incluindo o zero, devem ser grafados por extenso. Os demais, em ordinais.

Segundo Cipriani (2014), no marketing colaborativo, o foco exclusivo não está no produto; na verdade ele passa a ser um coadjuvante em que o centro das atenções é o cliente e a sua experiência individual em contato com a marca. Segundo o autor, esse contato se dá por:

  • A necessidade, atração e escolha.
  • B necessidade, experiência e escolha.
  • C experiência, decisão e relacionamento.
  • D atração, participação e relacionamento,
  • E necessidade, participação e escolha.

De acordo com Carvalho (in Farias, 2013), por vezes, imagem e reputação corporativas são entendidas como sinônimos, porém possuem características distintas e interdependentes. Assinale a opção que apresenta uma característica da imagem corporativa.

  • A Gera valor associado à resposta.
  • B Tem caráter estrutural e efeitos duradouros.
  • C É verificável empiricamente.
  • D Constrói-se no interior da organização.
  • E Resulta basicamente da comunicação.

Para Castells (2017), as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes. Com relação a esse cenário, assinale a opção correta:

  • A O desenvolvimento de redes verticais de comunicação interativa que conectam o local e o global no momento escolhido intensificou o ritmo e a formação de um sistema de comunicação digital multimodal e multicanal que integra todas as formas de mídia.
  • B Redes são estruturas fechadas, capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação.
  • C A inclusão/exclusão em redes e a arquitetura das relações entre redes, possibilitadas por tecnologias da informação que operam à velocidade da luz, configuram os processos e funções predominantes em nossa sociedade.
  • D A lógica de redes gera uma determinação social em nível mais baixo que a dos interesses sociais específicos expressos por meio das redes: os fluxos do poder são mais importantes que o poder dos fluxos.
  • E As redes verticais de comunicação construídas em torno das iniciativas, interesses e desejos das pessoas são multimodais e incorporam muitos tipos de documentos.

Kotler (2019) afirma que o consumidor escolhe entre diferentes ofertas considerando qual parece proporcionar o maior valor somatório dos benefícios e custos tangíveis e intangíveis. O valor, um conceito central de marketing, pode ser considerado primordialmente uma combinação de três elementos denominada tríade do valor. São eles:

  • A Produto, serviço e preço.
  • B Qualidade, sustentabilidade e serviço.
  • C Status, qualidade e preço.
  • D Economia, qualidade e serviço.
  • E Qualidade, serviço e preço.