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Durante a edição de um vídeo de alta qualidade no Adobe Premiere Pro, percebe-se que um clipe com uma cor muito saturada compromete a coesão visual do projeto. O objetivo é reduzir a saturação da imagem de forma controlada e consistente, sem afetar as demais imagens do clipe. Qual é a melhor solução para corrigir a saturação apenas nesse clipe, utilizando as ferramentas específicas do Premiere?

  • A Efeito de Lumetri Color: aplicá-lo diretamente no clipe e ajustar os controles de saturação e matiz na aba Basic Correction.
  • B Ferramenta Color Match: aplicá-la para combinar as cores do clipe saturado com outros clipes, ajustando a saturação de forma automática.
  • C Filtro de Gaussian Blur: aplicar um filtro de desfoque gaussiano e ajustar a saturação ao mesmo tempo, criando um efeito de desfoque colorido.
  • D Máscara de ajuste com efeito “Hue/Saturation”: usar uma máscara no clipe e aplicar o efeito Hue/Saturation para reduzir a saturação apenas na área selecionada.
  • E Curvas RGB: utilizar a ferramenta Curves para ajustar as curvas de saturação globalmente, afetando o projeto inteiro, mas com foco nas sombras e realces do clipe.

Durante a finalização da edição de um curta-metragem que será exibido em diferentes plataformas, como festival de cinema, transmissão de TV e exibição on-line, é necessário preparar o vídeo para atender aos requisitos técnicos específicos de cada uma delas. Esses requisitos podem variar em relação à resolução, taxa de quadros e formatos de arquivo, o que impacta diretamente na qualidade da exibição e na compatibilidade do conteúdo. Considerando as boas práticas de exportação e a necessidade de ajustar o vídeo para cada tipo de exibição, qual é o procedimento mais adequado para garantir que o curtametragem seja exportado corretamente para ambas as plataformas?

  • A Exportar o arquivo 4K em seu formato original para ambas as plataformas, sem alteração de resolução ou taxa de quadros, e ajustar o aspect ratio na fase de pós-produção.
  • B Alterar apenas a taxa de quadros para cada plataforma, mantendo a resolução original de 4K e o aspect ratio 16:9 para todas as exportações, sem necessidade de ajustes adicionais.
  • C Exportar dois arquivos separados: um com resolução de 1920 x 1080 e 30 fps para a TV, e outro com 1280 x 720 e 24 fps para a plataforma on-line, utilizando o formato AVI para ambos.
  • D Ajustar a resolução para 4K em ambos os formatos, mantendo a taxa de quadros de 30 fps para a TV e 24 fps para a exibição on-line, mas utilizando o formato MOV para ambos os arquivos.
  • E Reduzir a resolução para 1920 x 1080 e ajustar a taxa de quadros para 30 fps para a TV, exportando em H.264, e para a exibição on-line, ajustar para 1280 x 720 e 24 fps, usando o formato MP4.

Durante o processo de edição de um vídeo, a escolha do tipo de corte e a forma como ele é utilizado podem alterar profundamente a percepção do espectador sobre a narrativa. Em relação ao corte de salto (jump cut), a função dentro de um processo narrativo, considerando suas implicações estéticas e emocionais, é:

  • A Eliminar, exclusivamente, partes desnecessárias de uma cena, tornando o tempo narrativo mais eficiente sem alterar o tom da história.
  • B Aumentar a fluidez das transições entre cenas, criando uma conexão visual e temporal entre momentos que são narrativamente distintos.
  • C Dar continuidade à história sem a necessidade de transições claras entre as cenas, o que facilita a construção de uma narrativa coesa e objetiva.
  • D Acelerar o ritmo da narrativa, interrompendo o fluxo linear do tempo e criando um distanciamento emocional do espectador, geralmente empregado em filmes de ação.
  • E Alterar a percepção do tempo de forma abrupta, interrompendo a continuidade visual e criando uma sensação de desorientação ou tensão, frequentemente utilizada em filmes de drama psicológico ou experimental.

Considere um comercial para um produto de tecnologia, cujo objetivo é mostrar a interação do usuário com a interface digital de um dispositivo, mas o cenário real em que a filmagem foi realizada não permite uma boa integração entre o produto e o fundo. Para resolver, deve-se usar chroma key (tela verde) para substituir o fundo por um ambiente virtual interativo. No entanto, ao aplicar o efeito, percebe-se que algumas áreas da tela verde não foram bem recortadas, especialmente nas bordas, causando, assim, um contorno indesejado ao redor do produto. Qual seria a melhor opção para corrigir o problema e, ainda, garantir uma integração mais natural entre o produto e o novo fundo?

  • A Recriar o fundo em 3D: usar motion graphics para criar uma versão em 3D do fundo e animar a interação do produto, sem a necessidade de chroma key.
  • B Adicionar um filtro de desfoque nas bordas: aplicar um desfoque nas bordas do produto para suavizar o contorno do chroma key e diminuir a visibilidade da falha.
  • C Utilizar estabilização de imagem: aplicar uma estabilização de imagem no clipe para corrigir pequenas oscilações da câmera que podem ter influenciado a precisão do chroma key.
  • D Ajustar a cor de chave do chroma key: alterar os parâmetros de tolerância e suavização no efeito de chroma key para lidar melhor com as bordas e eliminar o contorno indesejado.
  • E Aplicar uma transição animada: usar uma transição suave (como um fade ou dissolução) entre o produto e o fundo, para disfarçar a borda do chroma key e garantir uma integração mais fluida.

Considere elaborar um projeto de vídeo para uma plataforma de streaming de alta definição que requer a entrega de um arquivo final com a melhor qualidade possível, mas, ao mesmo tempo, sabe-se que o arquivo não deve ser excessivamente grande para garantir que a transmissão seja eficiente para a maioria dos usuários. O projeto foi filmado em 4K a 30 quadros por segundo (fps) e será necessário escolher o formato de exportação mais adequado. Qual a melhor escolha de resolução, codec e compressão para garantir o equilíbrio ideal entre qualidade de imagem e tamanho de arquivo, tendo em vista os requisitos do serviço de streaming?

  • A Resolução 720 p; codec H.264; e compressão sem perdas (lossless).
  • B Resolução 1080 p; codec ProRes 422 HQ; e compressão sem perdas (lossless).
  • C Resolução 4K; codec ProRes 422; e compressão de baixa taxa de compressão.
  • D Resolução 1080 p; codec H.264; e compressão alta compressão (high compression).
  • E Resolução 4K; codec H.265 (HEVC); e compressão de alta taxa de compressão (high compression).