Durante a edição de um thriller psicológico, ocorre um momento crítico em que a tensão precisa ser aumentada antes de uma grande revelação. Para usar a montagem a fim de manipular o tempo e o ritmo, criando uma sensação de desconforto e antecipação, qual das opções é a mais eficaz para alcançar esse efeito, utilizando a estruturação da narrativa?
- A Corte direto entre cenas: utilizar cortes diretos rápidos entre momentos de ação para acelerar o ritmo da cena e aumentar a tensão, sem interromper a continuidade.
- B Montagem linear: organizar as cenas em uma sequência cronológica, com cortes suaves entre os eventos que desenvolvem a narrativa de maneira lógica e sequencial.
- C Montagem disruptiva: realizar uma mudança abrupta no ritmo da narrativa, interrompendo a linha do tempo e fazendo com que o espectador tenha dificuldade em seguir a continuidade das cenas.
- D Montagem de sobreposição: sobrepor imagens de cenas anteriores com elementos da cena que está prestes a acontecer, sugerindo a iminência da revelação, mas mantendo uma estrutura narrativa clara.
- E Montagem paralela: alternar entre cenas de diferentes personagens em locais distintos, mas com ações que sugerem que seus destinos estão entrelaçados, criando uma sensação de tensão e antecipação até o clímax.