Questões de Texto jornalístico (Comunicação Social)

Limpar Busca

Durante a edição de um thriller psicológico, ocorre um momento crítico em que a tensão precisa ser aumentada antes de uma grande revelação. Para usar a montagem a fim de manipular o tempo e o ritmo, criando uma sensação de desconforto e antecipação, qual das opções é a mais eficaz para alcançar esse efeito, utilizando a estruturação da narrativa?

  • A Corte direto entre cenas: utilizar cortes diretos rápidos entre momentos de ação para acelerar o ritmo da cena e aumentar a tensão, sem interromper a continuidade.
  • B Montagem linear: organizar as cenas em uma sequência cronológica, com cortes suaves entre os eventos que desenvolvem a narrativa de maneira lógica e sequencial.
  • C Montagem disruptiva: realizar uma mudança abrupta no ritmo da narrativa, interrompendo a linha do tempo e fazendo com que o espectador tenha dificuldade em seguir a continuidade das cenas.
  • D Montagem de sobreposição: sobrepor imagens de cenas anteriores com elementos da cena que está prestes a acontecer, sugerindo a iminência da revelação, mas mantendo uma estrutura narrativa clara.
  • E Montagem paralela: alternar entre cenas de diferentes personagens em locais distintos, mas com ações que sugerem que seus destinos estão entrelaçados, criando uma sensação de tensão e antecipação até o clímax.

Durante o processo de edição de um vídeo, a escolha do tipo de corte e a forma como ele é utilizado podem alterar profundamente a percepção do espectador sobre a narrativa. Em relação ao corte de salto (jump cut), a função dentro de um processo narrativo, considerando suas implicações estéticas e emocionais, é:

  • A Eliminar, exclusivamente, partes desnecessárias de uma cena, tornando o tempo narrativo mais eficiente sem alterar o tom da história.
  • B Aumentar a fluidez das transições entre cenas, criando uma conexão visual e temporal entre momentos que são narrativamente distintos.
  • C Dar continuidade à história sem a necessidade de transições claras entre as cenas, o que facilita a construção de uma narrativa coesa e objetiva.
  • D Acelerar o ritmo da narrativa, interrompendo o fluxo linear do tempo e criando um distanciamento emocional do espectador, geralmente empregado em filmes de ação.
  • E Alterar a percepção do tempo de forma abrupta, interrompendo a continuidade visual e criando uma sensação de desorientação ou tensão, frequentemente utilizada em filmes de drama psicológico ou experimental.

O professor Nilson Lage, ao apresentar as características do texto jornalístico, elenca alguns tipos de leads. Aquele que apresenta a ordenação dos elementos da proposição – quem/ o que, fez o que, quando, onde, como, porque/ para que – a partir da notação mais importante, com a exclusão do verbo é denominado lead

  • A resumo.
  • B narrativo.
  • C moderno.
  • D clássico.
  • E flash.
Os gêneros textuais/discursivos são ações sociais e discursivas que agem e dizem ao mundo. Os principais tipos de gêneros textuais estão limitados em número à narração, à descrição, à exposição e à argumentação.

Assinale a alternativa que cita a característica mais importante para usar as várias possibilidades narrativas e de gêneros na comunicação publicitária. 
  • A Na era atual, multimidiática, nota-se uma significativa mistura e influência entre os gêneros, principalmente depois do aparecimento das mídias eletrônicas e da internet
  • B Apenas o uso da narração faz com que possamos transmitir histórias e vender produtos
  • C Nenhum produto ou serviço precisa de descrição, podemos abolir este gênero
  • D A argumentação só é utilizada em mídias impressas
  • E As redes corporativas utilizam em sua comunicação apenas textos descritivos, quando em sua rede interna, e apenas textos narrativos na comunicação pessoal entre colaboradores

A parte mais importante do texto jornalístico, em que se procura responder às perguntas: “o quê? quem? quando? onde? por quê?” é denominada de

  • A lead.
  • B spot.
  • C off.
  • D front-light.