Questões de Segmentação dos Públicos (Marketing)

Limpar Busca

Assinale a opção que indica o tipo de segmentação que está relacionada às características pessoais do público e que engloba fatores como idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

  • A segmentação geográfica
  • B segmentação demográfica
  • C segmentação psicográfica ou de personalidade
  • D segmentação comportamental
  • E segmentação por benefício

Assinale a opção que indica o tipo de segmentação que está relacionada às características pessoais do público e que engloba fatores como idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

  • A segmentação geográfica
  • B segmentação comportamental
  • C segmentação demográfica
  • D segmentação psicográfica ou de personalidade
  • E segmentação por benefício

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.

  • A Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com grande procura, em vez de focar em poucas coisas e com poucos pedidos
  • B Se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com baixa procura, em vez de focar em poucas coisas e com muitos pedidos. Ou seja, a cultura e economia mais voltadas para públicos específicos e segmentados. Os pequenos nichos de público-alvo
  • C Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas independentemente da procura. Ou seja, sem público alvo
  • D Cauda longa se refere a uma estratégia que busca exclusivamente atingir poucas coisas que não geram muitos pedidos, desconsiderando público alvo
  • E É o conceito cuja representação pode se dar por uma imagem de um dinossauro com a cauda no chão, tendo no topo as coisas mais específicas e com menos demanda
Conhecer o perfil dos consumidores trará vantagens competitivas para as empresas e as permitirá sair na frente em relação à concorrência. A segmentação mostrará para a empresa quais produtos oferecer para os clientes mais suscetíveis a comprá-los. Analise as afirmativas abaixo sobre as variáveis de segmentação, Segundo Kotler e Keller (2006). I. Geográfica. II. Demográfica. III. Psicográfica. IV. Comportamental. V. Substancial. VI. Mercadológica.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II, V e VI apenas
  • B I, II, III e IV apenas
  • C II, III e IV apenas
  • D I e II apenas
  • E IV, V e VI apenas
Sobre os processos de marketing, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Entender o mercado e as necessidades e os desejos dos clientes. ( ) Gerar opções de estratégicas que abordem questões prioritárias. ( ) Selecionar clientes aos quais servir. Segmentação de mercado e definição do alvo de marketing. ( ) Determinar uma proposição de valor: diferenciação e posicionamento. ( ) Relacionar entre as quantidades produzidas de produto e as quantidades de fatores utilizados na produção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F,V,V,V,F
  • B V,V,F,V,V
  • C V,F,V,V,F
  • D V,V,V,F,V
  • E F,F,V,V,V