Questões de Recursos Linguísticos (Comunicação Social)

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De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.

  • A informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos
  • B discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor
  • C de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária
  • D utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas notelefone, etc.)
  • E utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as técnicas 1, 2, 3 e 4
  • B Apenas as técnicas 1 e 5
  • C Apenas as técnicas 3, 4 e 5
  • D Apenas as técnicas 1, 2 e 5
  • E As técnicas 1, 2, 3, 4 e 5

Como gênero textual, não são características comuns no anúncio publicitário ________ .

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Caráter comercia
  • B Linguagem verbal e não verbal
  • C Textos relativamente curtos, persuasivos e atrativos
  • D Humor, ironia e criatividade
  • E Verbos no modo subjuntivo

A propaganda faz uso intenso da conotação.
A construção da mensagem persuasiva é, inclusive, muito mais conotativa do que denotativa porque

  • A dilui a atenção do espectador.
  • B explora as associações de ideias.
  • C produz uma imagem mecânica da realidade.
  • D revela a verdade sobre os fatos.
  • E utiliza a mesma língua-mãe.
O texto jornalístico segue normas universais. Em qualquer veículo impresso ou eletrônico o redator deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. O que diferencia o texto do rádio em relação aos veículos da imprensa escrita é a instantaneidade. O ouvinte só tem uma chance para entender o que está sendo dito. Lembre-se de que a mensagem no rádio se “dissolve” no momento em que é levada ao ar.

(BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo; Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003)

A conquista do ouvinte se dá através de um texto elaborado com coloquialidade. Para isso, deve-se seguir algumas recomendações, sendo uma EXCEÇÃO
  • A o cuidado com encontros silábicos que criam cacófatos.
  • B a criação de uma sequência lógica com sujeito, verbo e predicado.
  • C a atenção especial na pontuação do texto.
  • D evitar os gerúndios, pois deixam as frases longas enfraquecendo o texto.
  • E a dispensa de se iniciar o texto radiofônico pelo lead.