Questões de Gêneros e Formatos Jornalísticos (Comunicação Social)

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Durante o processo de edição de um vídeo, a escolha do tipo de corte e a forma como ele é utilizado podem alterar profundamente a percepção do espectador sobre a narrativa. Em relação ao corte de salto (jump cut), a função dentro de um processo narrativo, considerando suas implicações estéticas e emocionais, é:

  • A Eliminar, exclusivamente, partes desnecessárias de uma cena, tornando o tempo narrativo mais eficiente sem alterar o tom da história.
  • B Aumentar a fluidez das transições entre cenas, criando uma conexão visual e temporal entre momentos que são narrativamente distintos.
  • C Dar continuidade à história sem a necessidade de transições claras entre as cenas, o que facilita a construção de uma narrativa coesa e objetiva.
  • D Acelerar o ritmo da narrativa, interrompendo o fluxo linear do tempo e criando um distanciamento emocional do espectador, geralmente empregado em filmes de ação.
  • E Alterar a percepção do tempo de forma abrupta, interrompendo a continuidade visual e criando uma sensação de desorientação ou tensão, frequentemente utilizada em filmes de drama psicológico ou experimental.

Durante a edição de um thriller psicológico, ocorre um momento crítico em que a tensão precisa ser aumentada antes de uma grande revelação. Para usar a montagem a fim de manipular o tempo e o ritmo, criando uma sensação de desconforto e antecipação, qual das opções é a mais eficaz para alcançar esse efeito, utilizando a estruturação da narrativa?

  • A Corte direto entre cenas: utilizar cortes diretos rápidos entre momentos de ação para acelerar o ritmo da cena e aumentar a tensão, sem interromper a continuidade.
  • B Montagem linear: organizar as cenas em uma sequência cronológica, com cortes suaves entre os eventos que desenvolvem a narrativa de maneira lógica e sequencial.
  • C Montagem disruptiva: realizar uma mudança abrupta no ritmo da narrativa, interrompendo a linha do tempo e fazendo com que o espectador tenha dificuldade em seguir a continuidade das cenas.
  • D Montagem de sobreposição: sobrepor imagens de cenas anteriores com elementos da cena que está prestes a acontecer, sugerindo a iminência da revelação, mas mantendo uma estrutura narrativa clara.
  • E Montagem paralela: alternar entre cenas de diferentes personagens em locais distintos, mas com ações que sugerem que seus destinos estão entrelaçados, criando uma sensação de tensão e antecipação até o clímax.

A pauta é uma referência para que a matéria jornalística seja realizada e a noticia bem escrita. Quando se trata de pauta na qual há uma entrevista, cabe ao repórter fazer o planejamento adequado para que ela, a entrevista, seja entendida pelo leitor, ao final da sua escrita. Portanto, ao se entrevistar um representante de Estado, num evento oficial mediado pelo chefe de gabinete, o jornalista deve:

  • A aplicar a técnica da entrevista semiestruturada, na qual há um roteiro, mas o entrevistado pode realizar perguntas ao jornalista, que pode emitir a sua opinião na matéria jornalística
  • B realizar uma entrevista estruturada, seguindo um roteiro previamente definido com perguntas determinadas relativas a pauta acertada
  • C apesar de necessitar de um roteiro previamente organizado, o jornalista deve fazer perguntas fora do contexto ao entrevistado, buscando furos de reportagem
  • D apresentar um roteiro livre, deve escolher uma forma para fazer com que as perguntas e as respostas do entrevistado equivalham a uma conversa espontânea
  • E realizar uma entrevista desestruturada, sem um roteiro previamente definido com perguntas abertas e análise dessas perguntas pelo entrevistado

Um artigo de opinião é um gênero jornalístico que:

  • A cumpre a função de denunciar e discutir questões relevantes em nossa sociedade
  • B resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas
  • C apresenta informações detalhadas sobre determinado assunto ou acontecimento, que pode ser publicado em jornais e revistas, analógicas e digitais
  • D discute as causas e consequências dos fatos, interpretando-os para facilitar a compreensão dos leitores; que tem o predomínio da função referencial da linguagem; que usa linguagem impessoal; faz referências a fontes documentais e tem declarações de fontes com opiniões sobre o fato
  • E é um texto direto, curto, que informa sobre determinado acontecimento e tem caráter investigativo e analítico

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.

  • A Sub-lead, plot-twist, gatewatcher, briefing, lobby.
  • B Corpo do texto, click-bait, conselho editorial, rought, clipping.
  • C Lead, gancho, gatekeeper, mailing, follow-up.
  • D Título, detalhamento, anunciante, clipping, follow.
  • E Sub-título, clímax, editor, layout, mailing.