Questões de Áudio (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:

  • A Noel Rosa.
  • B Nássara.
  • C Almirante.
  • D Ary Barroso.
  • E Carlos Gardel.

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:

  • A teaser.
  • B playback.
  • C off the record.
  • D downlink.
  • E background.
Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jorn
alista, ao preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um
acontecimento ou que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de televisão é indicada no roteiro como
  • A Sonora.
  • B Passagem.
  • C Depoimento.
  • D Off.
O radiojornalismo usa todas as ferramentas à disposição para a obtenção de informações. Durante a locução no radiojornalismo, o locutor não é visível ao espectador, ou seja, encontra-se em off. São vários os elementos que compõem a banda sonora de uma peça de radiojornalismo. Sobre isso, é correto afirmar que
  • A os efeitos sonoros são os conjuntos de sons, falas e músicas que compõem o material gravado.
  • B o walla, ou vozerio, é composto por uma massa de vozes ou murmúrios no fundo da cena, ou do material gravado. Serve como sustentáculo da expressão verbal e qualifica a banda sonora jornalística como verbocêntrica musical.
  • C uma regra importante deve ser considerada na gravação do radiojornalismo: a primazia da voz sobre os demais elementos da banda sonora (vococentrismo), ou seja, a intensidade da voz deve ser superior à intensidade dos demais elementos sonoros.
  • D a música deve ter a mesma importância que a voz, sempre com a mesma intensidade em decibéis.

Assinale a alternativa que não nomeia corretamente um gênero radiofônico, de acordo com o livro Gêneros radiofônicos (André Barbosa).

  • A Jornalístico
  • B Publicitário
  • C Esportivo
  • D Dramático
  • E Musical