Questões de Texto (Comunicação Social)

Limpar Busca

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.

  • A informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos
  • B discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor
  • C de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária
  • D utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas notelefone, etc.)
  • E utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as técnicas 1, 2, 3 e 4
  • B Apenas as técnicas 1 e 5
  • C Apenas as técnicas 3, 4 e 5
  • D Apenas as técnicas 1, 2 e 5
  • E As técnicas 1, 2, 3, 4 e 5

Como gênero textual, não são características comuns no anúncio publicitário ________ .

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Caráter comercia
  • B Linguagem verbal e não verbal
  • C Textos relativamente curtos, persuasivos e atrativos
  • D Humor, ironia e criatividade
  • E Verbos no modo subjuntivo

Utilizado com frequência, diagramado de acordo com as características do formato de determinado tipo de veículo, podendo ser em jornal ou revista, muita vezes margeado por fios que o diferenciam na diagramação, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial. Esse tipo de anúncio é denominado de.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Follow up
  • B Soft sell
  • C Informe publicitário
  • D Teaser
  • E Suite

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Quanto ao estilo, o texto jornalístico segue alguns princípios, como o princípio da __________, que determina que o texto jornalístico não pode ser prolixo, e o princípio da __________, que estabelece que, em seu texto, o jornalista deve respeitar as regras gramaticais.

  • A clareza / precisão
  • B concisão / correção
  • C clareza / correção
  • D concisão / precisão