Questões de Principais Teorias e Escolas (Jornalismo)

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A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é um dos textos mais conhecidos do teórico Walter Benjamin, no qual ele
  • A discute os impactos de tecnologias como a fotografia e o cinema sobre a aura das obras de arte.
  • B defende que as reproduções fiéis de uma obra de arte tenham o mesmo valor da obra original.
  • C afirma que as obras de arte só puderam ser reproduzidas com o advento das linguagens técnicas como a fotografia.
  • D afirma que, com a reprodutibilidade técnica, as falsificações de obras de arte feitas manualmente recobram a sua aura
  • E propõe que aura inerente às obras de arte está presente também em suas reproduções.

Considerando a Teoria dos Efeitos Limitados, também chamada de Teoria Empírica de Campo, é correto afirmar:

  • A Aborda apenas influências quantitativas, sem levar em consideração efeitos qualitativamente diferentes.
  • B A existência de uma rede de comunicações interpessoais não consegue limitar os efeitos de persuasão da mídia.
  • C A mídia consiste em um instrumento de persuasão que pode influenciar o público, mas isso acontece de modo associado a outros fatores.
  • D Surge a partir da Sociologia Instrumentalista e tem como foco identificar que os meios de comunicação possuem maior influência sobre o público.

A pesquisa de grupo focal é uma técnica qualitativa de coleta de dados frequentemente utilizada em estudos de mercado, em pesquisas de clima organizacional e outros tipos de pesquisa social. Assinale a alternativa correta, a respeito dessa técnica

  • A A pesquisa de grupo focal envolve apenas a interação com participantes individuais, sem a necessidade de interações em grupo.
  • B A pesquisa de grupo focal é uma técnica que utiliza amostragem e apresenta resultados com base em probabilidade estatística.
  • C A pesquisa de grupo focal baseia‑se em questionários estruturados, limitando a expressão livre dos participantes.
  • D A pesquisa de grupo focal é mais adequada para obter informações objetivas e verificáveis, em vez de insights subjetivos, por isso a sua confiabilidade.
  • E Os grupos focais são geralmente conduzidos por um moderador, que guia a discussão e mantém o foco no tópico.

A respeito dos meios de comunicação, das características e dos processos de produção no jornalismo, analise o item. 
Constrangimentos organizacionais podem afetar quais temas recebem destaque e quais são ignorados, influenciando, assim, na agenda midiática, o que tira do jornalismo a possibilidade de influenciar em como as pessoas pensarão sobre determinados assuntos. 

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho a seguir sobre o conceito de Indústria Cultural.
Indústria cultural é uma expressão usada por Adorno e Horkheimer em substituição à _____. Ela busca indicar um sistema de produção, transmissão e consumo cultural promovido pelos _____, os quais impõem uma padronização e uma organização dos gostos do público. À primeira vista, as necessidades dos indivíduos parecem ser atendidas, mas, na verdade, eles são inseridos em um círculo de manipulação que atende à lógica do sistema _____. Além disso, a indústria cultural fornece um ar de similitude a todos os bens que, padronizados, servem para “satisfazer” às demandas. Com esse modo industrial de produção cultural, objetos são construídos por meio de uma marca de serialização-padronização-divisão do trabalho. Assim, a racionalidade técnica, supervalorizada na sociedade, promove a transformação da cultura em _____ e, consequentemente, dissolve e degrada o seu papel e o seu traço _____.  (CORDEIRO et al, 2017. Adaptado)
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.

  • A indústria de massa – aparelhos ideológicos do Estado – autoritário – diversão – identitário.
  • B comunicação de massa – provedores de internet – democrático – alienação – artístico.
  • C cultura de massa – meios de comunicação de massa – capitalista – mercadoria – crítico.
  • D massificação da cultura – canais estatais de televisão – estatizante – entretenimento – alienante.
  • E massificação da comunicação – governos autoritários – ditatoriais – produto – mercadológico.