Questões de Planejamento Estratégico de Marketing (Marketing)

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Tendo em vista o papel do marketing para a inserção no mercado dos produtos e serviços turísticos de diferentes destinos, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A As organizações privadas adotam abordagens inovadoras na promoção turística de maneira coordenada e integrada para a racionalidade de ações e de recursos no contexto da inserção mercadológica, enquanto a iniciativa pública mantém uma postura retrógrada e antiquada.
  • B A consolidação da cidade como produto turístico para os turistas faz-se com o aporte da comunidade local.
  • C A qualificação dos gestores públicos e privados em planejamento de marketing orienta uma ação cooperativa do setor público e privado para realizar a promoção turística dos destinos de forma integrada.
  • D A promoção é fundamental para o incremento da visitação, do tempo de permanência e do gasto médio do turista nos destinos brasileiros.
  • E A imagem, a mensagem e a marca do destino devem ser reconhecidas, aprovadas e disseminadas pela comunidade como um todo.

Sobre o papel das métricas na influência de estratégias de conteúdo em mídias sociais, é correto afirmar que

  • A não têm impacto nas decisões estratégicas, sendo um elemento secundário.
  • B devem ser ignoradas em favor da liberdade irrestrita do profissional.
  • C são irrelevantes, se o conteúdo for criativo e gerar engajamento.
  • D não se relacionam com o número de curtidas.
  • E quando analisadas, permitem ajustar estratégias baseadas no desempenho anterior dos conteúdos.

Garantimos um bom planejamento de conteúdo para mídias sociais com

  • A postagens livres e espontâneas, sem um cronograma definido.
  • B definição clara de objetivos, público-alvo e tipos de conteúdo com um cronograma regular.
  • C foco em promoções e vendas, seguindo as últimas tendências da internet.
  • D produção de publicações apenas quando houver novidades.
  • E postagens regulares em diferentes turnos.

No que se refere a comercialização e marketing de produtos alimentícios, julgue o item subsequente.


A técnica de ascensão de lançamentos por tempo limitado de um produto alimentício é uma estratégica de marketing não recomendada pelos especialistas.

  • Certo
  • Errado

A pesquisa de mercado é um modelo de estudo estatístico que visa aferir dados, comportamentos, audiências, dentre outros. Em seu contexto há a pesquisa de opinião, que busca a reação das pessoas a um fato, ou a um conjunto de acontecimentos e portanto:

  • A procura expressar o que seria a verdade permanente, sem alterações posteriores dela
  • B são feitas para diminuir a intensidade das reações provocadas por determinado acontecimento
  • C seus resultados oferecem informações que possibilita intervenção na opinião pública
  • D a amostragem não impacta na concentração dos resultados geográficos
  • E seu campo é a aferição de tendências exclusivamente partidárias