Questões de Marca e Imagem Institucional (Jornalismo)

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Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO − A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

  • A geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. O gabinete de crise deve se esforçar para manter a crise neste patamar.
  • B configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes contribuem para mitigar a crise.
  • C não configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas não são responsáveis pela cadeia produtiva e as respostas dadas pelos representantes estão adequadas.
  • D configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes não mitigam essa crise.
  • E geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. As respostas dadas pelos representantes foram inadequadas, pois podem gerar nova crise de imagem.
As publicidades institucional e comercial se diferem em vários aspectos que se estendem desde as suas características básicas às suas devidas funções. Considere, a seguir, as características da publicidade institucional ou comercial. I. Tem o propósito de anunciar uma marca, um produto ou serviço para o público. II. Está interessada em fazer um alerta para um tema social importante, trazer à tona uma discussão ética, promover medidas de prevenção de doenças, dentre outras questões relevantes. III. Busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular. IV. Sua principal característica é deixar claro para sua audiência que o material se trata de um esforço promocional. A sequência está correta em
  • A I. Comercial II. Institucional III. Comercial IV. Comercial.
  • B I. Institucional II. Institucional III. Comercial IV. Comercial.
  • C I. Comercial II. Institucional III. Institucional IV. Comercial.
  • D I. Comercial II. Institucional III. Institucional IV. Institucional.
Não há dúvidas de que a imagem é o patrimônio mais valioso de qualquer corporação e a responsável pela construção dessa imagem corporativa é a comunicação. Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A comunicação interna é uma das estratégias de comunicação para a imagem corporativa e tem como objetivo gerar um comprometimento maior dos seus colaboradores, além de aumentar a produtividade e os índices de qualidade de qualquer empresa.
  • B A assessoria de imprensa é responsável pela divulgação e pelo relacionamento de uma corporação com a mídia e se trata de uma função legítima, uma vez que a difusão das ideias de uma empresa (seja levando ao conhecimento do público o trabalho desenvolvido ou o serviço oferecido, seja exercendo, quando necessário, sua defesa) é um direito inerente da democracia.
  • C Com sentido semelhante ao de imagem, identidade é um conceito utilizado na área da administração. No entanto o reconhecimento de uma determinada imagem empresarial não implica relação nem conflitos ou negociações estabelecidas entre a sua estrutura produtiva, os recursos humanos da organização e o cenário que os envolve.
  • D Uma das áreas estratégicas para o monitoramento da imagem corporativa é o atendimento eficiente, mas desde que seja compreendido simultaneamente como forma de pesquisa e como gestão de informação. Isso porque os dados coletados dos clientes, quando cruzados e analisados da maneira correta, dão informações importantes sobre o comportamento do consumidor e ajudam as empresas a enfrentar a concorrência.

A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.
Esse profissional é o

  • A designer gráfico
  • B digital influencer
  • C editor de imagem
  • D redator publicitário
  • E video-maker

Diante dos avanços tecnológicos e das mudanças por que vêm passando as instituições e a sociedade, os processos de comunicação organizacional estão sendo atualmente mais entendidos dentro de uma dimensão com

  • A abordagem mais prática.
  • B estratégia mais organizacional.
  • C foco mais holístico.
  • D linguagem mais especializada.
  • E viés mais tecnológico.