Questões de Comunicação Interna em Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Não há dúvidas de que a imagem é o patrimônio mais valioso de qualquer corporação e a responsável pela construção dessa imagem corporativa é a comunicação. Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A comunicação interna é uma das estratégias de comunicação para a imagem corporativa e tem como objetivo gerar um comprometimento maior dos seus colaboradores, além de aumentar a produtividade e os índices de qualidade de qualquer empresa.
  • B A assessoria de imprensa é responsável pela divulgação e pelo relacionamento de uma corporação com a mídia e se trata de uma função legítima, uma vez que a difusão das ideias de uma empresa (seja levando ao conhecimento do público o trabalho desenvolvido ou o serviço oferecido, seja exercendo, quando necessário, sua defesa) é um direito inerente da democracia.
  • C Com sentido semelhante ao de imagem, identidade é um conceito utilizado na área da administração. No entanto o reconhecimento de uma determinada imagem empresarial não implica relação nem conflitos ou negociações estabelecidas entre a sua estrutura produtiva, os recursos humanos da organização e o cenário que os envolve.
  • D Uma das áreas estratégicas para o monitoramento da imagem corporativa é o atendimento eficiente, mas desde que seja compreendido simultaneamente como forma de pesquisa e como gestão de informação. Isso porque os dados coletados dos clientes, quando cruzados e analisados da maneira correta, dão informações importantes sobre o comportamento do consumidor e ajudam as empresas a enfrentar a concorrência.

Sobre os tipos de veículos empresariais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O informativo se apresenta na forma de notas e notícias curtas, privilegiando a informação imediata.

( ) A newsletter tem as mesmas características do informativo, mas não tem um tema específico.

( ) A revista, por circular em intervalos maiores de tempo, pode publicar notícias frias e defasadas.

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item.
Entre as atribuições do jornalismo institucional, está a produção de veículos de comunicação voltados ao público interno, sejam eles impressos ou digitais, assumindo um caráter informativo ou de divulgação e marketing.

  • Certo
  • Errado

O fotógrafo de uma equipe entregou seis imagens do evento em que participavam as autoridades municipais.
I. foto P&B vertical com 300 dpi; II. foto P&B horizontal com 72 dpi; III. foto colorida horizontal com 72 dpi; IV. foto colorida horizontal com 300 dpi; V. foto colorida vertical com 72 dpi; VI. foto colorida vertical com 300 dpi.

Essa notícia será publicada na newsletter interna (1×0 cor, A4) que é colada nos murais de todos os departamentos e reproduzida nas copiadoras, no site da institucional e na capa do jornal impresso mensal (4×4 cores, tabloide) que circula na cidade.
Devem ser utilizadas, nas respectivas publicações, a composição fotográfica expressa em:

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E