Questões de Internet na Tecnologia e Comunicação no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

A liberdade de expressão é uma conquista relativamente recente, ela surge com as revoluções liberais do século XVIII. A mais famosa é a Revolução Francesa, com seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No Brasil, a Constituição de 1988 garante a livre manifestação do pensamento, da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. No limite dessa liberdade potencializada pelas redes, surgiram os fenômenos da pós-verdade, da desinformação (mais conhecida como fake news) e do firehosing. Essas temáticas atuais não podem ser desconsideradas pelos profissionais da comunicação social, pois são características da linguagem dos meios de comunicação. Sobre essas questões é INCORRETO afirmar que:

  • A A desinformação é criada - muitas vezes usando as técnicas da propaganda, do jornalismo e os recursos e tecnologias das novas mídias - por grupos ou pessoas que buscam promover conflitos sem fundamento em fatos concretos.
  • B As famosas fake news são chamadas pela UNESCO de desinformação. Muitos jornalistas não gostam do termo fake news, pois uma notícia produzida dentro dos princípios éticos da profissão não pode ser falsa. Preferem chamar de notícias intencionalmente fraudulentas.
  • C A pós-verdade é o resultado da fuga da realidade por pessoas que não querem encarar os fatos. Essa tendência das pessoas ignorarem evidências que as deixam desconfortáveis é uma novidade do nosso século, pois no passado isso era inaceitável, moral e eticamente.
  • D O firehosing é um fenômeno que compreende a produção massiva de fake news com o intuito de minar a credibilidade de quaisquer outros discursos contrários, inclusive da própria imprensa.

Como se sabe, o hipertexto é um recurso utilizado como uma das formas de atrair a atenção do público em espaços digitais. No que se refere aos cuidados dessa inserção, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Investir em pop-ups. II – Utilizar o máximo possível de links. III – Prezar apenas por hiperlinks com detalhes relacionados.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Leia o texto a seguir:


“O________ está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à________ , em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário outros tipos de interface. O termo________ já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto, o termo________ passa a se associar a sistemas de informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.


(infoescola. Disponível em https:bit.ly/38kxQYN .

Acesso em 09.12.2019. Adaptado)


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o texto.

  • A multimídia … hipertexto … mutimidiatico … hipertexto
  • B hipertexto … interatividade … interativo … interatividade
  • C hipertexto … multimídia … hipertexto… interatividade
  • D multimídia … interativo … mutimidiatico … hipertexto
  • E hipertexto … interatividade … interativo … multimidia
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de 06 de novembro de 2019, o historiador Robert Darnton, da Universidade Harvard, afirma que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga. Ele se refere ao Século VI, quando o historiador bizantino Procópio escreveu um texto contendo inverdades sobre o Imperador Justiniano e sobre outros Imperadores. Contudo, apesar de não traduzir um fenômeno novo, Fake News é um termo atual, usado para se referir a informações falsas publicadas como se fossem matérias jornalísticas e, sobretudo, divulgadas em redes sociais. Os efeitos nocivos da divulgação de Fake News provocou a criação, nos últimos anos, de agências com propósitos de verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.
Marque a opção correspondente às agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos.

  • A Agência de propaganda
  • B Truth Agency
  • C Fact-checking
  • D Agência de informação
  • E News Market