Questões de Comportamento do Consumidor (Marketing)

Limpar Busca

Gerenciar o relacionamento com os clientes (CRM) é fundamental para manter a fidelidade e satisfação dos consumidores. Recentemente, uma grande empresa de e-commerce no Brasil conseguiu reduzir o número de cancelamentos ao focar em personalizar o atendimento e melhorar a experiência dos seus clientes.
A prática mais indicada para garantir um relacionamento de longo prazo com os clientes é

  • A oferecer as mesmas promoções para todos os clientes, sem se preocupar com as preferências ou hábitos individuais.
  • B automatizar todas as interações com os clientes, sem buscar feedback ou avaliar a satisfação deles.
  • C evitar contato frequente com os clientes para não ser invasivo, esperando que eles retornem sozinhos.
  • D personalizar o atendimento com base no que cada cliente já comprou e em suas preferências, criando campanhas focadas e resolvendo problemas rapidamente.
  • E reduzir o investimento no suporte ao cliente para dar prioridade ao desenvolvimento de novos produtos.

No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue. 


O merchandising abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a adequação de sua imagem nos pontos de venda até o acompanhamento de seu desempenho junto aos consumidores. 

  • Certo
  • Errado

Os profissionais de marketing devem conhecer o comportamento de compra do consumidor.
Os profissionais dessa área devem ter em mente que

  • A os fatores culturais exercem a maior influência no consumo, já que a cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa.
  • B os fatores psicológicos não devem ser levados em consideração para determinar o comportamento do consumidor.
  • C o comportamento do consumidor não é influenciado por fatores sociais, como a família.
  • D a ocupação do consumidor não influencia o padrão de consumo, sendo apenas definido por circunstâncias econômicas.
  • E a idade não é um parâmetro associado a fatores pessoais.

O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são

  • A figuras com alto alcance de público, para quem as empresas costumam criar conteúdo a ser disparado em suas mídias digitais, levando a um alcance maior, mesmo que o público nem sempre seja engajado e se diferencie do público-alvo da empresa.
  • B figuras nem sempre respeitadas em suas comunidades digitais, mas que, pela sua autenticidade, acabam sendo vistas por um público maior, o que é o mais importante, mesmo que a imagem da empresa seja prejudicada.
  • C figuras respeitadas e consideradas experts em suas comunidades digitais, com um número considerável de seguidores e públicos engajados, sendo eles mesmos criadores de conteúdo que adquiriram reputação por compartilharem conteúdo viral.
  • D figuras respeitadas em suas comunidades digitais, mas nem sempre com número considerável de seguidores, que costumam sugerir conteúdos para a empresa, que aposta nessas figuras contando com que elas, no futuro, crescerão nas mídias digitais e alcançarão um público disposto a ser influenciado positivamente.
  • E figuras cujo único objetivo é a fama nas mídias digitais, que produzem o conteúdo que consideram essencial para o engajamento do público e não aceitam interferência da empresa contratante, mesmo que o conteúdo não esteja de acordo com os valores da empresa, pois ganham por sua autenticidade nas mídias digitais, e qualquer interferência abalaria sua credibilidade junto aos fãs.

Está entre os objetivos de um profissional de marketing

  • A buscar satisfazer todos os potenciais clientes do mercado-alvo.
  • B criar e moldar novos desejos para a sociedade.
  • C tentar entender as necessidades, os desejos e as demandas do mercado-alvo.
  • D identificar públicos-alvo, a fim de criar novos mercados para futuros produtos a serem ainda descobertos.
  • E ressegmentar o mercado para abrir espaço para novas empresas.