Questões de Fidelização (Marketing)

Limpar Busca

Gerenciar o relacionamento com os clientes (CRM) é fundamental para manter a fidelidade e satisfação dos consumidores. Recentemente, uma grande empresa de e-commerce no Brasil conseguiu reduzir o número de cancelamentos ao focar em personalizar o atendimento e melhorar a experiência dos seus clientes.
A prática mais indicada para garantir um relacionamento de longo prazo com os clientes é

  • A oferecer as mesmas promoções para todos os clientes, sem se preocupar com as preferências ou hábitos individuais.
  • B automatizar todas as interações com os clientes, sem buscar feedback ou avaliar a satisfação deles.
  • C evitar contato frequente com os clientes para não ser invasivo, esperando que eles retornem sozinhos.
  • D personalizar o atendimento com base no que cada cliente já comprou e em suas preferências, criando campanhas focadas e resolvendo problemas rapidamente.
  • E reduzir o investimento no suporte ao cliente para dar prioridade ao desenvolvimento de novos produtos.

O sucesso de uma estratégia de marketing envolve a construção de relacionamento com os agentes próximos à empresa, o chamado microambiente, e, com ações externas, o macroambiente.
O macroambiente é constituído por

  • A fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes e concorrentes.
  • B vetores demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, políticos e culturais.
  • C grupos financeiros ligados à mídia e voltados para a ação cidadã e ações locais.
  • D públicos gerais, internos, investidores, equipes de design e vendas.
  • E gerentes, designers, publicitários e responsáveis por pesquisas de mercado.

Entender as marcas como ativos desloca os esforços de marketing em ações táticas, focadas principalmente em estimular as vendas, para ações estratégicas, mais amplas, e que também contemplem a(s)

  • A adequação das embalagens e as imagens dos produtos ao seu preço de venda.
  • B observação do posicionamento da marca nos diversos pontos de venda.
  • C ações que estimulem os colaboradores a serem embaixadores da marca.
  • D promoções, relacionando produtos diferentes de uma mesma família.
  • E associações de marca, baseadas no que liga o consumidor a elas.

A empresa X fabrica bijuterias de prata há mais de dez anos e conseguiu um empréstimo bancário que será usado em ações para ampliar as suas vendas. A diretora de marketing decidiu que parte dos recursos será gasto em novas estratégias de comunicação da empresa e solicitou que a equipe de marketing desenvolvesse uma proposta de inbound marketing.
A proposta que atende à solicitação da diretora e corresponde a uma ação de inbound marketing é a seguinte:

  • A Contratar consultores para a avaliação de todo o processo produtivo, visando à redução dos custos de produção e, consequentemente, à redução dos preços.
  • B Reunir os revendedores espalhados por todo o país via videoconferência e promover um treinamento focado em argumentos de persuasão.
  • C Produzir vídeos que ensinam como manter e customizar bijuterias de prata e disponibilizar esse material para livre acesso em redes sociais.
  • D Solicitar aos engenheiros de produto que eles desenvolvam ligas de prata mais resistentes e apresentar essa nova característica do produto em propagandas.
  • E Montar uma rede própria de lojas e tratar internamente de todo o processo de comercialização das bijuterias para fortalecer o marketing de relacionamento.

Uma instituição bancária sempre oferece os seus serviços conforme o prometido, no prazo comprometido, sem cometer erros, e tem interesse em lidar com os problemas dos clientes. Esses atributos favorecem a avaliação positiva da dimensão da qualidade do serviço denominada

  • A intangibilidade
  • B confiabilidade
  • C segurança
  • D presteza
  • E empatia