Questões de Novas Mídias (Jornalismo)

Limpar Busca

O webjornalismo ou o jornalismo da internet pode ser considerado a nova televisão, pois o número de pessoas que navega na internet pode ser maior do que aquele que fica diante da televisão. Considerando essa realidade, o jornalista deve ter domínio de algumas características específicas em relação a aspectos do webjornalismo, entre essas,

  • A informação factual, perenidade, entrevista coletiva, interatividade e entrevista pessoal.
  • B personalização de conteúdo, entrevista em grupo, reportagem, ancoragem e complemento.
  • C multimidialidade, factualidade da narrativa, memória, descrição e citação
  • D Instantaneidade, interatividade, perenidade, multimidialidade, hipertextualidade e personalização de conteúdo;
  • E Hipertextualidade, informação factual, reportagem, texto impressivo e entrevista em grupo.
O Google oferece uma ferramenta para entender os termos que as pessoas estão pesquisando ou já pesquisaram referentes a um tema ou assunto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome dessa ferramenta.
  • A Google Insights
  • B Google News Lab
  • C Google Maps
  • D Google Tradutor
  • E Google Trends

A Internet alterou o modelo de trabalho das assessorias de imprensa.

Relacione as rotinas tradicionais, na coluna da esquerda, com as novas rotinas impostas pela Internet, na coluna da direita.


(I) Sistemas rotineiros e fixos de produção de conteúdo.

(II) Distribuição de conteúdo e contato apenas com jornalistas.

(III) Foco na divulgação jornalística via imprensa tradicional (rádio, TV, jornal).

(IV) Produção de conteúdo raso e fugaz.

(V) Incerteza sobre o impacto alcançado.


(A) Fragmentação: audiências menores, mais focadas, restritas, interesses específicos, diversos, pulverizados. Mais difícil falar com todos. Mais canais informativos segmentados. Deslocamento da comunicação massiva para a hipersegmentação.

(B) Disseminação de informação rápida e superficial, coexistindo com conteúdo mais denso e perene.

(C) Veículos de referência perdem importância relativa, estão sob escrutínio permanente, mas seguem como o principal fornecedor de conteúdo primário, e atuam como avalizadores.

(D) Diversidade de fontes, plataformas, canais, mídias. Veículos fornecedores de informação passam de um número restrito para incontáveis.

(E) Poder para o público, que escolhe onde, quando e como consumir informação.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

  • A I–A, II–B, III–C, IV–D, V–E.
  • B I–A, II–D, III–C, IV–B, V–E.
  • C I–C, II–E, III–D, IV–A, V–B.
  • D I–D, II–A, III–B, IV–C, V–E.
  • E I–E, II–D, III–C, IV–B, V–A.
Uma modalidade bastante explorada hoje na profissão é o jornalismo de dados, que emprega técnicas específicas para otimizar o trabalho com a abundância das informações disponíveis no espaço público – em especial, nas redes digitais. Frente a isso, é INCORRETO afirmar que o jornalismo de dados:
  • A estimula a transparência jornalística, pois tem como uma das premissas a exposição de sua metodologia de apuração ao leitor.
  • B tem muita agilidade de produção, pois pressupõe que o jornalista não consulte fontes humanas, as quais poderão distorcer o resultado da análise.
  • C relaciona-se ao jornalismo interpretativo, uma vez que costuma relacionar informações que outrora estavam isoladas.
  • D costuma demandar poucos recursos financeiros.
  • E tende a estimular a cobertura de fatos locais.