Questões de Rotinas Produtivas do Jornalismo (Comunicação Social)

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Durante a edição de um thriller psicológico, ocorre um momento crítico em que a tensão precisa ser aumentada antes de uma grande revelação. Para usar a montagem a fim de manipular o tempo e o ritmo, criando uma sensação de desconforto e antecipação, qual das opções é a mais eficaz para alcançar esse efeito, utilizando a estruturação da narrativa?

  • A Corte direto entre cenas: utilizar cortes diretos rápidos entre momentos de ação para acelerar o ritmo da cena e aumentar a tensão, sem interromper a continuidade.
  • B Montagem linear: organizar as cenas em uma sequência cronológica, com cortes suaves entre os eventos que desenvolvem a narrativa de maneira lógica e sequencial.
  • C Montagem disruptiva: realizar uma mudança abrupta no ritmo da narrativa, interrompendo a linha do tempo e fazendo com que o espectador tenha dificuldade em seguir a continuidade das cenas.
  • D Montagem de sobreposição: sobrepor imagens de cenas anteriores com elementos da cena que está prestes a acontecer, sugerindo a iminência da revelação, mas mantendo uma estrutura narrativa clara.
  • E Montagem paralela: alternar entre cenas de diferentes personagens em locais distintos, mas com ações que sugerem que seus destinos estão entrelaçados, criando uma sensação de tensão e antecipação até o clímax.

Durante o processo de edição de um vídeo, a escolha do tipo de corte e a forma como ele é utilizado podem alterar profundamente a percepção do espectador sobre a narrativa. Em relação ao corte de salto (jump cut), a função dentro de um processo narrativo, considerando suas implicações estéticas e emocionais, é:

  • A Eliminar, exclusivamente, partes desnecessárias de uma cena, tornando o tempo narrativo mais eficiente sem alterar o tom da história.
  • B Aumentar a fluidez das transições entre cenas, criando uma conexão visual e temporal entre momentos que são narrativamente distintos.
  • C Dar continuidade à história sem a necessidade de transições claras entre as cenas, o que facilita a construção de uma narrativa coesa e objetiva.
  • D Acelerar o ritmo da narrativa, interrompendo o fluxo linear do tempo e criando um distanciamento emocional do espectador, geralmente empregado em filmes de ação.
  • E Alterar a percepção do tempo de forma abrupta, interrompendo a continuidade visual e criando uma sensação de desorientação ou tensão, frequentemente utilizada em filmes de drama psicológico ou experimental.

Critérios de noticiabilidade são um conjunto de parâmetros utilizado para determinar quais fatos da vida cotidiana são suscetíveis de serem transformados em notícia e veiculados em um meio de comunicação.
São critérios de noticiabilidade fundamentais para definir a importância de uma notícia:

  • A contexto, ineditismo, alteridade, interesse e comoção
  • B realismo, interesse, apelo, comoção e imparcialidade
  • C ineditismo, improbabilidade, interesse, apelo e empatia
  • D imparcialidade, ineditismo, alteridade, interesse e empatia
  • E verossimilhança, ineditismo, imparcialidade, interesse e apelo

Para estabelecer cotidianamente que fatos se tornarão ou não notícias, os jornalistas seguem critérios próprios, muitas vezes, por eles considerados óbvios e instintivos. Para sistematizar esses critérios, o teórico Mauro Wolf busca organizar os valores-notícia em cinco categorias, a saber: 1. Substantivas; 2. Relativas ao produto; 3. Relativas ao meio de informação; 4. Relativas ao público e 5. Relativas à concorrência.

Nesse contexto, avalie as duas situações a seguir:


I. Um avião caiu nas proximidades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando toda a tripulação e 80 passageiros, dentre eles os cinco jovens integrantes de uma popular banda de rock brasileira.


II. Um repórter de um jornal de abrangência nacional teve acesso exclusivo a documentos que comprovam o envolvimento de dois vereadores de um município do interior de São Paulo em um caso de desvio de pequenas quantias da verba pública. Ele conseguiu antes dos demais jornalistas uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara.


Os dois casos têm probabilidade de se tornarem notícias com base respectivamente nas categorias

  • A relativas ao público e relativas ao produto.
  • B relativas à concorrência e relativas ao meio.
  • C substantivas e relativas à concorrência.
  • D relativas ao público e substantivas.
  • E relativas ao produto e relativas ao meio.

Nelson Traquina apresenta com critérios contextuais dos valores-notícia de seleção aqueles que dizem respeito ao contexto de produção.

Nesse sentido, seriam valores-notícia de seleção os listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Dramatização – o reforço dos aspectos mais críticos e emocionais de um acontecimento de natureza conflituosa.
  • B Equilíbrio – quantidade de notícias sobre o acontecimento ou assunto que já foram publicadas há pouco tempo.
  • C Disponibilidade – facilidade de executar a cobertura do acontecimento.
  • D Visualidade – dispor de elementos visuais, como fotografias ou vídeos.
  • E Concorrência – ter um furo jornalístico, uma informação exclusiva.