Questões de Produtos e Marcas (Marketing)

Limpar Busca

A demanda de muitos produtos passa por muitas fases; o conjunto dessas fases é denominada de:

  • A Ciclo de vida do produto.
  • B Ciclo de manutenção do produto.
  • C Ciclo de gestão do produto.
  • D Ciclo de planejamento do produto.
  • E Ciclo de sofisticação do produto.
O marketing é um processo social, com o desenvolvimento, a oferta e a livre negociação, as pessoas adquirem os produtos ou serviços que necessitam. Muitas vezes, a função de marketing é confundida com vender produtos, no entanto, precisamos entender que as vendas fazem parte do marketing. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal do marketing.
  • A O principal objetivo é fazer com que a empresa alcance sua visão
  • B O principal objetivo é engajar colaboradores
  • C O principal objetivo é conhecer e entender tão bem o cliente, fazendo com que o produto ou o serviço se adeque a ele e se venda naturalmente
  • D O principal objetivo é fidelizar clientes
  • E O principal objetivo é fazer a empresa ganhar visibilidade e popularidade com as pessoas certas, nos canais certos e nos melhores momentos

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.

  • A Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com grande procura, em vez de focar em poucas coisas e com poucos pedidos
  • B Se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com baixa procura, em vez de focar em poucas coisas e com muitos pedidos. Ou seja, a cultura e economia mais voltadas para públicos específicos e segmentados. Os pequenos nichos de público-alvo
  • C Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas independentemente da procura. Ou seja, sem público alvo
  • D Cauda longa se refere a uma estratégia que busca exclusivamente atingir poucas coisas que não geram muitos pedidos, desconsiderando público alvo
  • E É o conceito cuja representação pode se dar por uma imagem de um dinossauro com a cauda no chão, tendo no topo as coisas mais específicas e com menos demanda
O marketing de conteúdo envolve tanto o processo de produção quanto o de distribuição de conteúdos originais, o que requer um passo a passo que envolve oito etapas, distribuídas entre o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  • A Na etapa de distribuição do conteúdo, é preciso se perguntar qual é o planejamento adequado para alavancar os itens de conteúdo e interagir com os consumidores.
  • B Na criação do conteúdo, é quando se define o tema geral do conteúdo e o seu formato, enredo e calendário de postagens.
  • C Na etapa distribuição de conteúdo, é preciso definir qual será o cronograma de produção de conteúdo e também decidir onde distribuir esse conteúdo.
  • D Na fixação de metas, a primeira etapa de criação de conteúdo, é preciso identificar quais são as metas a serem atingidas, que são agrupadas em duas categorias: desenvolvimento da marca e crescimento de vendas.

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.