Questões de Gestão de Vendas (Marketing)

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Assinale a opção que apresenta corretamente as etapas de uma prospecção de vendas e sua ordem de ocorrência.

  • A pós-vendas, apresentação do produto e(ou) serviço, abordagem do cliente, prospecção de clientes, fechamento
  • B fechamento da venda, sondagem de necessidades, contorno de objeções, prospecção de clientes
  • C abordagem do cliente, prospecção de clientes, fechamento, sondagem das necessidades
  • D pré-venda, prospecção de clientes, fechamento da venda, contorno das objeções
  • E prospecção de clientes, contorno das objeções, fechamento, pós-vendas
Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II e IV somente.
  • D I, II e III somente.
O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A IV somente.
  • B I, II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
É sabido que há diferença entre o objetivo do marketing e a finalidade da comunicação, mas, em relação ao marketing digital e ao planejamento digital, há diferença entre os dois conceitos?
  • A Na verdade, tanto o marketing quanto o planejamento digital possuem o mesmo foco, que é o cliente. No entanto um é complementar ao outro no modo de fazer e olhar para as estratégias que visam atingir esse cliente em um momento mais propício.
  • B O marketing digital trabalha para que a empresa atinja o consumidor em um momento mais propício, enquanto o planejamento digital é um trabalho necessário para que a empresa cresça no mercado de forma assertiva e estratégica.
  • C Não há diferença entre marketing digital e planejamento digital, uma vez que ambos estudam o mercado para propor novidades e produtos relevantes aos consumidores, possuindo o mesmo foco que é o consumidor.
  • D O marketing digital estuda a empresa, seu mercado e a sua forma de atuar, desenvolver, vender e distribuir o produto. Já o planejamento digital analisa os dados recolhidos pelo cliente e pesquisa também o que está acontecendo em volta da marca.

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.