Questões de Opinião Pública no Comportamento do Consumidor no Marketing (Marketing)

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No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue. 


O merchandising abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a adequação de sua imagem nos pontos de venda até o acompanhamento de seu desempenho junto aos consumidores. 

  • Certo
  • Errado

Os profissionais de marketing devem conhecer o comportamento de compra do consumidor.
Os profissionais dessa área devem ter em mente que

  • A os fatores culturais exercem a maior influência no consumo, já que a cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa.
  • B os fatores psicológicos não devem ser levados em consideração para determinar o comportamento do consumidor.
  • C o comportamento do consumidor não é influenciado por fatores sociais, como a família.
  • D a ocupação do consumidor não influencia o padrão de consumo, sendo apenas definido por circunstâncias econômicas.
  • E a idade não é um parâmetro associado a fatores pessoais.

O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são

  • A figuras com alto alcance de público, para quem as empresas costumam criar conteúdo a ser disparado em suas mídias digitais, levando a um alcance maior, mesmo que o público nem sempre seja engajado e se diferencie do público-alvo da empresa.
  • B figuras nem sempre respeitadas em suas comunidades digitais, mas que, pela sua autenticidade, acabam sendo vistas por um público maior, o que é o mais importante, mesmo que a imagem da empresa seja prejudicada.
  • C figuras respeitadas e consideradas experts em suas comunidades digitais, com um número considerável de seguidores e públicos engajados, sendo eles mesmos criadores de conteúdo que adquiriram reputação por compartilharem conteúdo viral.
  • D figuras respeitadas em suas comunidades digitais, mas nem sempre com número considerável de seguidores, que costumam sugerir conteúdos para a empresa, que aposta nessas figuras contando com que elas, no futuro, crescerão nas mídias digitais e alcançarão um público disposto a ser influenciado positivamente.
  • E figuras cujo único objetivo é a fama nas mídias digitais, que produzem o conteúdo que consideram essencial para o engajamento do público e não aceitam interferência da empresa contratante, mesmo que o conteúdo não esteja de acordo com os valores da empresa, pois ganham por sua autenticidade nas mídias digitais, e qualquer interferência abalaria sua credibilidade junto aos fãs.

Considerando o contexto do marketing digital, assinale a alternativa CORRETA:

  • A No marketing digital, é possível realizar análise de dados em tempo real da quantidade de pessoas que demonstraram interesse na mensagem e interagem dinamicamente, sendo que os clientes são tratados como mercado de massa, e o marketing é utilizado unicamente para induzir à compra.
  • B A conectividade cria um ambiente perfeito para a defesa ou rejeição de marcas por clientes, portanto o marketing digital tem como foco inspirar o cliente, criar uma relação de lealdade e defesa da marca. Os clientes, por sua vez, são considerados os principais influenciadores, e as comunicações ocorrem em mão dupla.
  • C Na estratégia de marketing inbound, a empresa chega até o cliente por meio de seus anúncios, realizados de forma tradicional e em massa (televisão, rádio e outros). Já na estratégia de marketing outbound, o cliente atraído é mais qualificado e propenso a consumir o produto, pois a estratégia utilizada para atrair o consumidor é personalizada de acordo com o perfil do consumidor.
  • D Atualmente, o fator-chave para o sucesso do marketing digital de uma determinada marca/empresa é a comunicação sistemática e repetitiva da identidade e posicionamento da marca, não importando se sua personalidade, código de conduta e comportamentos são dinâmicos e inconstantes.
  • E O objetivo do marketing digital não é conquistar a defesa da marca pelos clientes.

O mercado está inundado de concorrentes com características similares ou muito similares, e fica cada vez mais caro manter uma marca em uma categoria com a mesma imagem nessa selva concorrencial. A solução para se sustentar é criar uma marca forte, sendo uma das opções entrar em outros mercados e expandir as chances de atuação e de reconhecimento da marca para além de seu “perímetro natural de ação, aquele de mercado e de consumo de bens e serviços”.
(SEMPRINI, 2006, p. 261)
No entanto, muitas marcas se perdem nesse caminho porque não conseguem avaliar o verdadeiro potencial de seus projetos de branding, e as soluções aparentemente podem se tornar armadilhas.
A despeito a relação das marcas com o mercado no momento contemporâneo avalie as afirmações a seguir: 

Afirmativa 1: “As marcas estão projetadas no próprio cerne dos comportamentos sociais contemporâneos, das lógicas de troca, dos mecanismos de construção de identidade dos indivíduos e dos grupos …” 
Afirmativa 2: “Sua onipresença no espaço público, sua capacidade para marcar o simbólico e o coletivo, sua propensão para movimentar a opinião pública e chamar a atenção da mídia, suas funções de intermediário identitário ou de bandeira coletiva deslocam a marca da única esfera do consumo” 
Identifique a opção verdadeira.

  • A as duas afirmações estão incorretas.
  • B as duas afirmações estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
  • C a primeira afirmação está correta e a segunda não.
  • D a primeira afirmação está incorreta e a segunda, correta.
  • E as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.