Questões de Opinião Pública no Comportamento do Consumidor no Marketing (Marketing)

Limpar Busca

Em se tratando de uma pesquisa de satisfação de clientes de uma rede de supermercados, é correto afirmar que o cliente está totalmente satisfeito quando

  • A a rede possui uma ampla oferta de produtos caros.
  • B a rede possui uma maior quantidade de itens a oferecer.
  • C sua expectativa é atendida sempre que ele vai até um dos supermercados da rede.
  • D a motivação dos funcionários da rede é alta.
  • E sua percepção é de que há agilidade no processo de atendimento.
Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II e IV somente.
  • D I, II e III somente.
O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A IV somente.
  • B I, II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
Se, quando algo dá errado, a gestão de crises deve entrar em ação, qual medida deve ser tomada para o controle de danos na era digital?
  • A É preciso ter uma comunicação assertiva. O público não é sua família, apesar de ser um parceiro legítimo.
  • B É melhor ter um exército para transmitir suas mensagens do que escolher trabalhar apenas com poucas fontes confiáveis de mídia.
  • C É preciso estar disposto a ouvir seus clientes, que lhe dirão exatamente quais informações é preciso dar ao público para liquidar uma crise.
  • D É necessário utilizar a verdade como instrumento, nem que para isso você tenha que abrir mão um pouco da franqueza para esconder pontos fracos.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A globalização transformou a relação entre consumidores e empresas que, se antes era vertical, hoje é horizontal, mas nem essa mudança permitiu que empresas menores, mais jovens e localmente estabelecidas tivessem a chance de concorrer com empresas maiores, mais estabelecidas, globais.

II. O fluxo de inovação, que antes era vertical (das companhias para o mercado), tornou-se horizontal, mas dependente de fontes externas para captação de ideias.

III. O conceito de competição está mudando de vertical para horizontal e a principal causa é a tecnologia.

IV. O conceito de confiança do consumidor não é mais vertical, mas horizontal, o que estimulou os sistemas de avaliação pública.

  • A Apenas I, II e III.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II, III e IV.