Questões de Comunicação Organizacional Integrada (Jornalismo)

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Muitos pesquisadores e profissionais da área de comunicação de entidades públicas e privadas defendem que os profissionais responsáveis pelo fluxo das informações internas e externas devem buscar a atuação sinérgica de todas as atividades comunicacionais. A tendência foi ampliada com o uso de mídias digitais para atingir diferentes públicos.
Essa estrutura, que incorpora sob uma mesma orientação todas as formas e conteúdos de comunicação de uma entidade, é chamada de comunicação

  • A empresarial.
  • B institucional.
  • C organizacional integrada.
  • D administrativa.
  • E mercadológica.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Não há dúvidas de que a imagem é o patrimônio mais valioso de qualquer corporação e a responsável pela construção dessa imagem corporativa é a comunicação. Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A comunicação interna é uma das estratégias de comunicação para a imagem corporativa e tem como objetivo gerar um comprometimento maior dos seus colaboradores, além de aumentar a produtividade e os índices de qualidade de qualquer empresa.
  • B A assessoria de imprensa é responsável pela divulgação e pelo relacionamento de uma corporação com a mídia e se trata de uma função legítima, uma vez que a difusão das ideias de uma empresa (seja levando ao conhecimento do público o trabalho desenvolvido ou o serviço oferecido, seja exercendo, quando necessário, sua defesa) é um direito inerente da democracia.
  • C Com sentido semelhante ao de imagem, identidade é um conceito utilizado na área da administração. No entanto o reconhecimento de uma determinada imagem empresarial não implica relação nem conflitos ou negociações estabelecidas entre a sua estrutura produtiva, os recursos humanos da organização e o cenário que os envolve.
  • D Uma das áreas estratégicas para o monitoramento da imagem corporativa é o atendimento eficiente, mas desde que seja compreendido simultaneamente como forma de pesquisa e como gestão de informação. Isso porque os dados coletados dos clientes, quando cruzados e analisados da maneira correta, dão informações importantes sobre o comportamento do consumidor e ajudam as empresas a enfrentar a concorrência.
Trata-se de um processo relacional entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações, de uma filosofia voltada para a convergência das diversas áreas de uma empresa, permitindo uma atuação sinérgica. A que tipo de comunicação o enunciado se refere?
  • A Comunicação mercadológica.
  • B Comunicação organizacional.
  • C Comunicação institucional.
  • D Comunicação interna.

No relacionamento com a mídia, o profissional que atua na Comunicação Organizacional deve evitar

  • A a ação de facilitador ou mediador entre os jornalistas dos veículos e a fonte assessorada.
  • B providenciar imagens fotográficas para a ilustração da matéria, visto que isso é função do veículo.
  • C o pedido de leitura antecipada da matéria, mesmo que seja para contribuir com mais informações para o repórter.
  • D o encaminhamento de soluções para os problemas ou demandas que forem apresentadas pela mídia.
  • E o oferecimento de pautas de interesse da empresa ou personalidade por ele assessorada.