Questões de Tecnologia da Informação e das Comunicações (Jornalismo)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir:


“O________ está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à________ , em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário outros tipos de interface. O termo________ já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto, o termo________ passa a se associar a sistemas de informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.


(infoescola. Disponível em https:bit.ly/38kxQYN .

Acesso em 09.12.2019. Adaptado)


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o texto.

  • A multimídia … hipertexto … mutimidiatico … hipertexto
  • B hipertexto … interatividade … interativo … interatividade
  • C hipertexto … multimídia … hipertexto… interatividade
  • D multimídia … interativo … mutimidiatico … hipertexto
  • E hipertexto … interatividade … interativo … multimidia
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  • A comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
  • B o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
  • C o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
  • D a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online, produzido para internet, é conhecido como
  • A Webjornalismo.
  • B Jornalismo especializado.
  • C Jornalismo ao vivo.
  • D Jornalismo em tempo real.
No entender de Clay Shirky, as novas ferramentas não provocaram novos comportamentos, mas permitiram a possibilidade de mudança. “Uma mídia flexível, barata e inclusiva, nos oferece agora oportunidades de fazer todo o tipo de coisas que não fazíamos antes.” Diante do exposto, é possível afirmar que:
  • A A mutação na comunicação está atrelada às mídias sociais, que hoje se enquadram na denominação de “mídias de massa”.
  • B As ferramentas tecnológicas determinam as condutas dos usuários; elas induzem as necessidades, transformando valores e interesses em resultados práticos.
  • C As ferramentas tecnológicas não determinam as condutas dos usuários; são os usuários que formatam as funcionalidades de acordo com as suas necessidades, valores e interesses.
  • D As mídias sociais atingem uma grande quantidade de usuários; deste modo, a presença das grandes organizações nas redes sociais é essencial para baratear os custos de modo geral.