Questões de Interesse Público (Relações Públicas)

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O Balanço Social é um instrumento de diálogo com a sociedade para dar maior transparência às atividades da organização. Em geral, ele consiste em

  • A construir um sistema de gestão dos recursos que permita melhor destinação e aplicação, com objetivo de redução dos impactos sobre o meio ambiente.
  • B realizar uma aferição interna do grau de responsabilidade social da organização, produzindo e divulgando voluntariamente um relatório, em geral de periodicidade anual.
  • C traduzir em uma definição clara o que se considera ideal para a organização, estabelecendo missão, visão e valores.
  • D analisar a situação da organização a partir de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças às suas atividades.
  • E mapear conceitos que são usados pelos tomadores de decisões, colocá-los graficamente de forma hierarquizada e relacionados por ligações.
Assinale a alternativa que apresenta qual a importância do branding para uma organização.
  • A O branding impacta a percepção dos consumidores nas redes sociais apenas
  • B O branding auxilia a equipe de marketing a vender apenas
  • C O branding não impacta a percepção dos clientes finais
  • D O branding torna uma marca reconhecida apenas regionalmente
  • E O branding torna uma marca conhecida, desejada e positiva na mente dos consumidores

A figura do ombudsman é comumente analisada e(ou) descrita como um mecanismo de transparência e aproximação com os públicos de uma organização. A respeito das atividades desse profissional ou setor em uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A Ao ombudsman cabe o papel de gerenciar o setor de comunicação, com o objetivo de aprimorar os canais de contato com o público externo.
  • B A atividade de ombudsman é terceirizada para garantir autonomia e independência frente ao setor de comunicação das organizações.
  • C O investimento na atividade de ombudsman é exclusivo de setores com frequentes problemas em relação à defesa do consumidor, como é o caso de telecomunicações e planos de saúde.
  • D A diferença central com relação a outros canais de comunicação é que, no caso do ombudsman, a ele cabe mediar questões polêmicas e controvertidas devido a insatisfações ou experiências ruins do público.
  • E Empresas de comunicação dispensam a função de ombudsman porque suas atividades já envolvem, na era digital, diversos mecanismos de interação com o público.

O público pode ser entendido como um grupo de pessoas que se vê diante de uma dada questão, o que o difere de massa e de multidão. Em relações públicas, o público se refere a um(uma)

  • A grupo mobilizado.
  • B tipo de audiência.
  • C alvo amorfo.
  • D recepção homogênea.
  • E grupo em situação de copresença.

A pesquisa é um instrumento fundamental para o planejamento das relações públicas, pois proporciona uma análise de mercado ou de posicionamento entre pessoas, grupos ou instituições. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No ambiente organizacional, a pesquisa de visão é considerada o melhor caminho para se conhecer públicos de interesse a respeito do ponto de vista de determinado tema. ( ) A pesquisa de opinião pode ser realizada para analisar as relações com empregadores, consumidores, acionistas e revendedores. ( ) Ter conhecimento da opinião pública, como manifestação ou posicionamento do público de interesse da organização, possibilita orientar as decisões e o processo de comunicação para obter êxito institucional. ( ) Nenhuma pesquisa oferece resultados cem por cento corretos. A pesquisa qualitativa não trata de certezas absolutas em relação a desejos, vontades e escolhas, mas pode representar uma percepção do público.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B F – V – V – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – V.