Questões de Pesquisa de Opinião (Relações Públicas)

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As pesquisas de opinião pública constituem um instrumento poderoso para as ações de comunicação organizacional porque elas

  • A promovem produtos e serviços da organização.
  • B influenciam a opinião das pessoas sobre a organização.
  • C aumentam o engajamento dos públicos em relação a marcas.
  • D têm metodologias próprias que as diferem da pesquisa científica.
  • E identificam comportamentos nem sempre favoráveis para a organização.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual é o principal desafio ético ao se conduzir uma pesquisa de opinião.
  • A Garantir a confiabilidade dos dados coletados
  • B Manter a neutralidade política durante a pesquisa
  • C Minimizar o custo operacional da pesquisa
  • D Preservar a privacidade e respeitar o consentimento dos participantes
Com o tempo, tornou-se necessária uma especificação maior a respeito dos públicos estratégicos de uma organização e da forma como se relacionam. Isso se deve ao fato de que a comunicação precisa ser mais direcionada, levar em conta características mais marcantes de cada tipo de público. Nesse sentido, França (2003) propõe uma classificação que considera o tipo e as interações com os públicos, como: especificações dos públicos; formas de relacionamento; objetivos da relação; importância da relação; tempo que esse relacionamento existe; e, expectativas da relação por parte dos públicos e da organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e V.
  • B II e IV.
  • C IV e V.
  • D I, II e III.

Sobre métodos de pesquisa em relações públicas, segundo Valéria de Siqueira Castro Lopes e Vânia Penafieri, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Visa a um estudo focado nos processos de comunicação interna e administrativa de uma organização.
2 Busca identificar a posição de um público a respeito de uma questão de interesse da organização.
3 Realizada com um público de interesse para verificar a percepção que possui da organização.
( ) Pesquisa de opinião ( ) Pesquisa de imagem ( ) Auditoria de comunicação
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 1-2-3
  • B 1-3-2
  • C 2-1-3
  • D 2-3-1
  • E 3-1-2

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4