Questões de Meios de Comunicação (Relações Públicas)

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O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:

  • A A live via youtube.
  • B O vídeo institucional da empresa.
  • C O vídeo release.
  • D O comercial em emissoras de TV.
Sobre utilidade do cronograma de publicações em redes sociais, assinale a alternativa correta.
  • A Definir e programar as publicações ao longo do tempo, mantendo as redes sociais atualizadas sempre
  • B Definir apenas as publicações mais relevantes ao longo do tempo apenas
  • C Definir apenas as publicações que terão mais likes ao longo do tempo apenas
  • D Definir apenas as publicações que terão mais vendas apenas
  • E Definir apenas as publicações mais interessantes para o marketing apenas
Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
  • A É aquela que pretende ser utilizada no planejamento de eventos apenas
  • B É aquela que deve ser utilizadas pelo porta-voz da empresa
  • C É aquela que será utilizada para o planejamento de vendas apenas
  • D É aquela que definirá apenas como será o branding da organização
  • E É aquela que visa relatar quantas vezes um fenômeno ocorre em determinação população, recorrendo a métodos estatísticos e probabilidades

A figura do ombudsman é comumente analisada e(ou) descrita como um mecanismo de transparência e aproximação com os públicos de uma organização. A respeito das atividades desse profissional ou setor em uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A Ao ombudsman cabe o papel de gerenciar o setor de comunicação, com o objetivo de aprimorar os canais de contato com o público externo.
  • B A atividade de ombudsman é terceirizada para garantir autonomia e independência frente ao setor de comunicação das organizações.
  • C O investimento na atividade de ombudsman é exclusivo de setores com frequentes problemas em relação à defesa do consumidor, como é o caso de telecomunicações e planos de saúde.
  • D A diferença central com relação a outros canais de comunicação é que, no caso do ombudsman, a ele cabe mediar questões polêmicas e controvertidas devido a insatisfações ou experiências ruins do público.
  • E Empresas de comunicação dispensam a função de ombudsman porque suas atividades já envolvem, na era digital, diversos mecanismos de interação com o público.

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • A diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.