Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas (Relações Públicas)

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Evento também pode ser descrito como “um acontecimento onde se reúnem diversas pessoas com os mesmos objetivos e propósitos sobre uma atividade, tema ou assunto” (ZITTA, p. 23, 2012). Em eventos, geralmente de maior porte, é organizada uma sala de Imprensa que se destina a

  • A acomodar as autoridades e familiares. Nesse local, pode ser disposta a equipe de beleza e o buffet. É necessário também, colocar um recepcionista à disposição dos convidados.
  • B acomodar exclusivamente o assessor de imprensa, que é o responsável por selecionar os momentos de apresentações culturais e musicais.
  • C recepcionar os jornalistas, podendo ser realizadas entrevistas coletivas, distribuição do briefing do dia e da relação das autoridades presentes, convidados especiais e palestrantes.
  • D reunir equipe do cerimonial e da organização do evento para reunião de alinhamento durante o evento, assim como para descanso, quando necessário.

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.

A hospitalidade pode ser definida de maneira sucinta como a arte de receber bem, de acolher de forma agradável o visitante. Quando tratada por um viés comercial, a hospitalidade entrelaça-se ao turismo embasando-se na prestação de serviços. E a qualidade do serviço prestado depende de cinco (5) elementos: tangibilidade, credibilidade, responsabilidade, garantia e empatia. Por sua vez, a maior parte destes elementos para serem avaliados como de qualidade depende de:

  • A Roteiro turístico.
  • B Local onde ocorre a prestação do serviço.
  • C Valor pago pelo produto turístico.
  • D Interação entre o funcionário das empresas turísticas e de hospitalidade e o turista no momento do serviço.
  • E Interação entre os turistas durante a viagem.
Em 1967, no IV Congresso Mundial de Relações Públicas, realizado no Rio de Janeiro, a então Comissão Interamericana de Ensino de Relações Públicas, da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (FIARP), fixou como funções básicas de RP: assessoria; pesquisa; planejamento; execução (comunicação); e, avaliação. Atualmente, já existem novas concepções a respeito de quais seriam as funções das RPs, que são: função administrativa; função estratégica, função mediadora; e, função política. Estas quatro principais funções das RPs são essenciais, mas não podem ser tratadas ou consideradas separadamente. Na prática diária de exercício de RPs, essas funções devem ser pensadas, planejadas e executadas de forma integrada, para que possam auxiliar as organizações não apenas a resolver problemas ou conflitos, mas, sim, a evitá-los, bem como posicionar as organizações perante a sociedade. Sobre a função estratégica de um RP, assinale a afirmativa correta.
  • A As suas atividades devem auxiliar as organizações a atingirem os seus objetivos (tanto políticos quanto sociais ou econômicos), de acordo com sua missão, sua visão e seus valores.
  • B O objetivo é atingir toda a organização, por meio de atividades específicas e articulações necessárias para integrar e gerar maior interação entre todos os setores da organização.
  • C Lida com as relações de poder dentro das organizações, com a administração de divergências, controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais no ambiente em que estão inseridas (interno ou externo).
  • D Tem um papel fundamental nas relações de comunicação, pois é responsável por fazer a comunicação ser a mais eficiente possível. Tem como principal objetivo fazer os dois lados, que estão se comunicando, entenderem-se, proporcionando, assim, um intercâmbio de informações.
Saber escolher o instrumento correto de RP e o melhor momento para utilizá-lo garante maior eficácia em atingir os objetivos determinados pela organização; então, é um trabalho estratégico e de extrema importância. Para Simões (1995), a diversificação dos tipos de instrumentos pode ser vista sob dois ângulos. Um deles quanto ao fluxo de informação, que busca discriminar tudo o que pode contribuir à preservação, ao tratamento e à solução dos problemas organizacionais, sendo compreendido por três tipos: instrumentos mistos; instrumentos de saída; e, instrumentos de entrada. São considerados exemplos de instrumentos de saída:
  • A Ombudsman; lobby; e, patrocínios.
  • B Marca; caixa de sugestões; e, evento.
  • C Informativos; clipping; e, pesquisa de opinião.
  • D Identidade organizacional; produtos e serviços; e, propaganda institucional e comercial.