Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca
Sobre o que são mídias alternativas, assinale a alternativa correta.
  • A São aquelas pagas pelos grandes anunciantes publicitários
  • B São aquelas pagas pelos grupos jornalísticos
  • C São formadas por elementos tradicionais do marketing
  • D São aquelas que os consumidores pagam para escolher em suas residências
  • E São inusitadas e criativas e fogem do padrão tradicional, utilizando modelos diferenciados para impactar o consumidor
Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
  • A É aquela que pretende ser utilizada no planejamento de eventos apenas
  • B É aquela que deve ser utilizadas pelo porta-voz da empresa
  • C É aquela que será utilizada para o planejamento de vendas apenas
  • D É aquela que definirá apenas como será o branding da organização
  • E É aquela que visa relatar quantas vezes um fenômeno ocorre em determinação população, recorrendo a métodos estatísticos e probabilidades
A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
  • A Auxiliar a organização a dialogar com os públicos de interesse e minimizar os prejuízos/impactos negativos da crise
  • B Auxiliar os jornalistas a conseguir entrevistas com os gestores da empresa
  • C Auxiliar os colaboradores a debater os pontos que estão obscuros em relação à crise
  • D Promover a marca por meio de canais de TV
  • E Promover a empresa por meio do blog

No gerenciamento de uma crise é necessário que o assessor de comunicação tome uma série de providências, tais como:
I. Elaboração de um texto com todas as informações sobre o caso tratado na crise e enviá-lo para a mídia. II. Procurar que o porta-voz dê entrevistas aos veículos de comunicação, ao mesmo tempo, sem privilegiar ninguém. III. Levantar tudo o que foi publicado na mídia a respeito da crise que está sendo administrada.

Essas ações devem ser feitas com os seguintes instrumentos:

  • A release, entrevista coletiva e clipping.
  • B release, entrevista exclusiva e mailing list.
  • C comunicado interno, entrevista coletiva e mailing list.
  • D release, workshop e clipping.
  • E comunicado interno, workshop e clipping.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.