Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Se, antigamente, a área de Relações Públicas (RP) era associada à área de assessoria de imprensa, vista como responsável pela tarefa de assegurar espaço editorial na imprensa e na mídia eletrônica, hoje a RP vai além da simples divulgação.
Essa área colabora com tarefas como a de

  • A apoiar no lançamento de produtos, reposicionar produto maduro ou ainda defender produtos que enfrentaram problemas públicos.
  • B construir imagem da empresa no exterior, influenciar em decisões governamentais e apoiar na captação de investidores.
  • C apoiar no lançamento de produtos, atuar como publicitário e comentar sobre lançamentos de produtos em programas de rádio e TV.
  • D apoiar no lançamento de produtos, trabalhar em marketing social e reposicionar a imagem da empresa no exterior.
  • E defender produtos que enfrentaram problemas públicos, trabalhar em marketing social e atuar como publicitário.

Criado pelo professor Cláudio Cardoso, o modelo AltaMetrics pretende ser um framework de apoio à formulação de modelos para mensurar a comunicação. O modelo concentra a análise do desempenho sobre quatro elementos orientados a avaliação das ações propriamente ditas: Ações, ou Entregas (outputs), Reações (out-takes), Resultados (outcomes) e Impactos (impacts). A ferramenta, segundo seu criador, mesmo sem ter caráter operacional, se presta, de forma bem delimitada, a organizar as dimensões e facilitar a identificação dos conjuntos de indicadores que irão avaliar as ações da comunicação.

Nesse contexto, poderia(m) ser considerado(s) resultado(s)

  • A organização de eventos.
  • B ganhos de market share.
  • C conteúdos co-produzidos com a imprensa.
  • D anúncios publicados.
  • E uso de patrocínios.