Questões de Teorias da Comunicação (Relações Públicas)

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No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:

  • A Possibilidade de conexão um a um; fluxo personalizado; emissor e receptor alternadamente; relação de manipulação do público; financiamento de acordo com interesses do mercado; regulação social do conteúdo.
  • B Possibilidade de conexão de todos com todos; fluxo sistêmico; emissor e receptor simultâneos; relação subjetiva com o usuário; política de mercado segmentada; regulação estatal do conteúdo.
  • C Distribuição e recepção de conteúdo segmentado; fluxo multidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação pessoal com o público; relação calculista com o consumidor; autorregulação setorial.
  • D Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala; fluxo unidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação impessoal e anônima com o público; relação calculista ou de mercado com o público; normalização e mercantilização de conteúdo.

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Uma das funções do profissional de Relações Públicas é planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários e relacionamento com internautas. O uso de hastags (#) está presente na produção de conteúdo e relação com o público alvo dentro dos segmentos da sociedade e das plataformas. Sobre as orientações de uso das hastags, assinale a alternativa incorreta.
  • A Não coloque todo o conteúdo em uma hastag
  • B Não use uma hastag para cada palavra
  • C Use pronomes indicativos para valorizar a hastag
  • D Use uma hastag que esteja de acordo com o tema do post
  • E Confira a ortografia
Alguns autores afirmam que muitas são as definições que poderiam enunciar as funções do profissional de Relações Públicas. Uma das definições que aproximasse do consenso é de que as relações públicas são responsáveis por gerir a relação de uma organização com os diferentes atores sociais, por meio da comunicação planificada. Sobre a denominação de ator social em linguagem mais coloquial, assinale a alternativa correta.
  • A agentes sociais
  • B mobilizadores
  • C servidores sociais
  • D gestores coletivos
  • E públicos
Assinale a alternativa que apresenta porquê o profissional de Relações Públicas deve manter um bom relacionamento com a imprensa.
  • A A imprensa pode influenciar positivamente a percepção do público-alvo de uma empresa
  • B A imprensa pode auxiliar a vender produtos diretamente
  • C A imprensa pode ajudar os vendedores e bater metas ambiciosas
  • D A imprensa pode ajudar a empresa a descobrir qual é o posicionamento ideal
  • E A imprensa pode gerir as redes sociais da empresa