Questões de Teorias da Comunicação (Relações Públicas)

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“(...) um instrumento básico de Relações Públicas, para – através da imprensa em geral – chegar direta e gratuitamente a milhões de pessoas, informando o público sobre a política e os atos de uma organização, com o propósito de obter para a mesma a boa vontade e a compreensão por parte do público.”

PINHO, José Benedito. Propaganda Institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo. Ed. Summus, 1990.

Nas Relações Públicas, a publicidade pode ser empregada para a divulgação, por meio da mídia, de informações sobre a organização, através de:

  • A anúncios institucionais pagos.
  • B marketing direto.
  • C comunicação interna.
  • D patrocínios em eventos.
  • E press releases, press kit ou teasers.

Sobre a opinião pública nas relações públicas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Público refere-se a grupos que possuem influência sobre as condições de uma empresa alcançar seus objetivos.
II. O público é caracterizado por agrupamentos espontâneos que debatem controvérsias e buscam decisões coletivas por meio da comunicação.
III. A opinião pública impacta decisões gerenciais, e cabe aos profissionais de Relações Públicas interpretá-la e transmiti-la à gestão organizacional.
IV. A opinião pública é construída internamente nas organizações e se mantém independentemente da percepção externa.
V. A função das Relações Públicas é direcionar a opinião pública para atender aos interesses organizacionais de forma unidirecional.

  • A Apenas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas II, III e V estão corretas.
  • C Apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • D Apenas III, IV e V estão corretas.
  • E Apenas I, III e V estão corretas.

A concepção de audiência, dentro do campo de estudos da comunicação, varia entre os seguintes polos:

  • A Aceitação passiva das mensagens e seleção crítica de conteúdos.
  • B Consumo elitista e popularização cultural.
  • C Interatividade tecnológica e isolamento social.
  • D Homogeneização e massificação de hábitos e a fragmentação identitária.
  • E Neutralidade informativa e engajamento político.

“Há mesmo quem defenda, por exemplo, que ‘a finalidade primeira do complexo midiático é a produção de pessoas para as audiências que trabalham para aprender a teoria e a prática do consumo’. Ou seja, que o verdadeiro produto das empresas de comunicação de massas não são as mensagens mediáticas, mas sim as audiências, cuja capacidade de consumo é assim vendida aos seus anunciantes. [...] O consumo leva a uma sobrevalorização dos objetos consumidos e reveste aquele conceito de uma importante dimensão simbólica: consomem-se objetos de desejo tornados necessidade, inflacionando assim o seu efetivo valor material.”

PORTELA, Pedro. Introdução aos estudos de audiência. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2019. E-book. (Com adaptações).

O conceito de audiência como mercadoria, refere-se à ideia de que:

  • A as audiências consomem produtos culturais de forma desinteressada.
  • B os media produzem conteúdos educativos para o bem público.
  • C as empresas de comunicação vendem audiências a anunciantes.
  • D a interatividade digital eliminou o valor econômico das audiências.
  • E as audiências são incapazes de resistir à manipulação mediática.

Em estudos sobre a influência dos meios de comunicação, o fenômeno que consiste no destaque dado a determinados temas, tornando-os prioritários na percepção do público e moldando a opinião pública ao determinar quais questões recebem mais atenção, é denominado:

  • A Agenda-setting
  • B Espiral do silêncio
  • C Cultivation
  • D Priming
  • E Framing