Questões de Comunicação Empresarial nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as demais atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Adequar os funcionários ao aumento da competição no mercado também é essencial para a sobrevivência da empresa. Por isso, informá-los sobre o que está acontecendo no mercado e com a concorrência é um trabalho primordial, que pode ser sustentado pelo clipping. Sobre o clipping, assinale a afirmativa correta.
  • A Pode ser visual, sonoro, tátil. Refere-se à linguagem em que a mensagem é transmitida.
  • B É uma série de atividades que partem da concepção da marca propriamente dita e perpassam ações cotidianas para posicionar a marca na mente dos consumidores.
  • C É a busca, em veículos impressos, TV e internet, das matérias ou notícias em que a empresa e seus concorrentes foram mencionados, bem como aquelas que falam sobre o mercado.
  • D Deve ser criado e mantido pela instituição, para que seja favorável à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento; deve ser buscado mediante o equilíbrio na identificação das características e necessidades do seu público.
No mundo corporativo, a comunicação também tem um papel importante e está relacionada ao poder. Organizar uma empresa é, na verdade, organizar a comunicação entre os envolvidos. Com essa organização, constrói-se o sistema de comunicação do negócio, o que irá permitir que ele se desenvolva e sobreviva. Pode-se dizer que esta comunicação abrange os seguintes elementos: fonte; codificador; canal;mensagem;decodificador; e,receptor. Esses elementos dão vida ao processo comunicacional. Uma empresa se organiza, se desenvolve e sobrevive graças ao sistema comunicacional que ela cria e mantém, que é responsável pelo envio e recebimento de mensagens em três grandes sistemas; assinale-os.
  • A Interno; externo; e, misto.
  • B Horizontal; vertical; e, paralelo.
  • C Expressivo; corporativo; e, econômico.
  • D Sociopolítico; econômico-industrial; e, microclima da organização.
Por se tratar da comunicação com os diversos públicos, na maioria das vezes, o profissional de relações públicas é o responsável pela comunicação organizacional; ele atua de modo a antever problemas e planejar soluções, agindo de modo estratégico e visando sempre contribuir para os objetivos organizacionais, mas sem prejudicar em nenhum aspecto a imagem da empresa com seu público. A comunicação organizacional contempla, então, todas as formas de comunicação que possam existir dentro de uma empresa. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor define comunicação mercadológica.
  • A O principal objetivo da comunicação é criar um canal direto de comunicação entre a empresa e os seus colaboradores, o chamado endomarketing.
  • B É aquela realizada pela empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem perante públicos externos, como clientes, investidores e a sociedade como um todo. É responsável pela construção de uma identidade corporativa para uma organização.
  • C É aquela que ocorre dentro da organização, levando e trazendo dados e informações entre os setores e facilitando a realização das atividades diárias. Permite o funcionamento do sistema como um todo, agilizando fluxos e criando redes de comunicação.
  • D Podem ser utilizados como ferramenta de comunicação o Customer Relationship Management (CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pois ambos contribuem de modo efetivo para a melhora da imagem da empresa diante dos seus consumidores, por meio do relacionamento e da fidelização.
Quando se fala de comunicação nas organizações, é importante ressaltar que, independentemente da terminologia ou nomenclatura utilizada, há diversas formas de uma organização se comunicar: seu comportamento institucional é uma delas; sua arquitetura e sua identidade visual também são formas de comunicação e expressão. Existe um tipo de comunicação que, segundo Lemos, apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. Kunsch a conceitua como aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes. Para Andrade, ela pode ser definida como o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, considerando sua maior eficiência e melhor atendimento ao público. As informações se referem ao seguinte tipo de comunicação: 
  • A Interna.
  • B Institucional.
  • C Administrativa.
  • D Mercadológica.

De acordo com Sant'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), assinale a opção que NÃO apresenta uma função específica exercida pelo profissional de Relações Públicas.

  • A Relacionamento com a imprensa, procurando organizar e promover notícias de interesse da empresa.
  • B Comunicação com o público interno, permitindo que ele seja impactado com informações sobre todos os acontecimentos que envolvem a empresa.
  • C Aproximação com os públicos exclusivamente institucionais, atribuindo a outros departamentos o relacionamento com o público de mercado.
  • D Apoio às ações de comunicação publicitária, mediante eventos com públicos específicos.
  • E Promoção de políticas públicas, com ações que promovam ideias ou conceitos junto a autoridades governamentais.