Questões de Comunicação Empresarial nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Associe os conceitos da Coluna A com suas respectivas definições na Coluna B:

Coluna A

I. Imagem conceitual
II. Imagem não verbal
III. Identidade corporativa
IV. Assessoria de Imprensa
V. Função da Assessoria de Imprensa

Coluna B
a) Gerencia percepções para vincular a marca aos interesses do público.
b) Composta por elementos abstratos como filosofia, valores e políticas organizacionais.
c) Envolve o gerenciamento do fluxo de informações entre organização e veículos de comunicação.
d) Utiliza elementos visuais para criar um todo coerente e impactar emocionalmente.
e) Mediação do acesso do público externo às ações da organização com linguagem clara.

  • A I-B, II-D, III-A, IV-C, V-E
  • B I-D, II-B, III-E, IV-A, V-C
  • C I-A, II-C, III-B, IV-D, V-E
  • D I-E, II-A, III-D, IV-B, V-C
  • E I-C, II-E, III-D, IV-A, V-B

Sobre o processo de gerenciamento de crise em Relações Públicas, considere a seguinte situação:

Uma indústria enfrenta uma crise reputacional após vazamento de informações sensíveis. Na primeira hora após o incidente, o comitê de crise deve:

I. acionar o plano de contingência previamente estabelecido;
II. realizar media training emergencial com o porta-voz;
III. emitir comunicado preliminar reconhecendo ciência do fato;
IV. mapear stakeholders diretamente impactados.

Com base nos procedimentos técnicos de gestão de crise, está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas
  • B III e IV, apenas
  • C I, II e III, apenas
  • D I, III e IV, apenas
  • E I, II, III e IV

O planejamento de Relações Públicas deve estar aliado ao planejamento estratégico, corroborando a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais.

Por isso, as Relações Públicas devem administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando em perfeita sinergia com todas as demais modalidades do composto de comunicação integrada, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Comunicação Interna.
  • B Comunicação Mercadológica.
  • C Comunicação Institucional.
  • D Comunicação Administrativa.
  • E Comunicação Intrapessoal.
A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as demais atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Adequar os funcionários ao aumento da competição no mercado também é essencial para a sobrevivência da empresa. Por isso, informá-los sobre o que está acontecendo no mercado e com a concorrência é um trabalho primordial, que pode ser sustentado pelo clipping. Sobre o clipping, assinale a afirmativa correta.
  • A Pode ser visual, sonoro, tátil. Refere-se à linguagem em que a mensagem é transmitida.
  • B É uma série de atividades que partem da concepção da marca propriamente dita e perpassam ações cotidianas para posicionar a marca na mente dos consumidores.
  • C É a busca, em veículos impressos, TV e internet, das matérias ou notícias em que a empresa e seus concorrentes foram mencionados, bem como aquelas que falam sobre o mercado.
  • D Deve ser criado e mantido pela instituição, para que seja favorável à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento; deve ser buscado mediante o equilíbrio na identificação das características e necessidades do seu público.
Por se tratar da comunicação com os diversos públicos, na maioria das vezes, o profissional de relações públicas é o responsável pela comunicação organizacional; ele atua de modo a antever problemas e planejar soluções, agindo de modo estratégico e visando sempre contribuir para os objetivos organizacionais, mas sem prejudicar em nenhum aspecto a imagem da empresa com seu público. A comunicação organizacional contempla, então, todas as formas de comunicação que possam existir dentro de uma empresa. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor define comunicação mercadológica.
  • A O principal objetivo da comunicação é criar um canal direto de comunicação entre a empresa e os seus colaboradores, o chamado endomarketing.
  • B É aquela realizada pela empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem perante públicos externos, como clientes, investidores e a sociedade como um todo. É responsável pela construção de uma identidade corporativa para uma organização.
  • C É aquela que ocorre dentro da organização, levando e trazendo dados e informações entre os setores e facilitando a realização das atividades diárias. Permite o funcionamento do sistema como um todo, agilizando fluxos e criando redes de comunicação.
  • D Podem ser utilizados como ferramenta de comunicação o Customer Relationship Management (CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pois ambos contribuem de modo efetivo para a melhora da imagem da empresa diante dos seus consumidores, por meio do relacionamento e da fidelização.