Questões de Comunicação Empresarial nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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As campanhas são um resultado frequente do planejamento de relações públicas nas organizações. Geralmente são formuladas para chegar a objetivos únicos, e devem ser planejadas usando procedimentos que não são de rotina. As metas das campanhas devem ser alinhadas à direção básica de avanço da organização, expressa em seu propósito, missão, objetivos e estratégias. Alguns elementos, aceitos de modo geral, como etapas para elaborar o documento de planejamento de campanha são os seguintes:

  • A Determinar a situação atual/problema; identificar ameaças e oportunidades; selecionar público-alvo; estabelecer objetivos e estratégias correspondentes a cada um; criar técnicas de avaliação; elaborar um orçamento.
  • B Brainstorming; design thinking; 5W + H planning; work in progress; stakeholders; Ishikawa diagram.
  • C Encontro de planejamento; declaração de missão; definição de calendário; roteiro de ações; designação de pessoal; produção audiovisual.
  • D Necessidades de informação; identificação de públicos e temas; amostragem de público; definição de fontes de dados; aplicação de questionários; análise e apresentação de resultados.

Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:

  • A Elimine clichês, expressões muito usadas e generalidades óbvias.
  • B Prolongue as expressões, usando verbos compostos.
  • C Use palavras rebuscadas, que denotem um estilo requintado.
  • D Escolha a voz passiva, em detrimento da ativa.

O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:

  • A A live via youtube.
  • B O vídeo institucional da empresa.
  • C O vídeo release.
  • D O comercial em emissoras de TV.

Identificar e entender as necessidades de cada um dos públicos de interesse de uma organização é parte fundamental do trabalho de relações públicas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação capazes de melhorar o relacionamento e atingir os objetivos institucionais e mercadológicos da organização. Conforme Fábio França, entre os tipos de público de maior significação para uma organização, estão

  • A os sindicatos, o governo, a imprensa e os consumidores.
  • B a comunidade, os empregados, o governo e os investidores.
  • C os empregados, os clientes, os acionistas e os fornecedores.
  • D os movimentos da sociedade civil, a imprensa, os clientes e os sindicatos.
  • E as agências reguladoras, os acionistas, a federação da categoria e os fornecedores.

Comunicadores gerenciam relacionamentos e lidam com opinião pública, comportamentos e conflitos. Entre os principais desafios da área, está o de avaliar resultados. A literatura em comunicação organizacional apresenta alguns modelos de avaliação, a depender dos objetivos de comunicação, entre os quais, pode‐se citar o modelo

  • A contínuo, que estabelece um valor monetário para os efeitos de comunicação.
  • B Yardstick, que mede a efetividade da comunicação, verificando número e qualidade dos produtos e da audiência.
  • C de variação compensatória, que estabelece um comparativo com o trabalho de comunicação da concorrência da organização.
  • D de duas fases, que avalia se as mensagens emitidas pela comunicação foram compreendidas e retidas pelo público.
  • E de curta duração, que estabelece um controle enquanto as ações estão sendo implementadas.