Questões de Comunicação Integrada nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:

  • A Elimine clichês, expressões muito usadas e generalidades óbvias.
  • B Prolongue as expressões, usando verbos compostos.
  • C Use palavras rebuscadas, que denotem um estilo requintado.
  • D Escolha a voz passiva, em detrimento da ativa.

No gerenciamento de uma crise é necessário que o assessor de comunicação tome uma série de providências, tais como:
I. Elaboração de um texto com todas as informações sobre o caso tratado na crise e enviá-lo para a mídia. II. Procurar que o porta-voz dê entrevistas aos veículos de comunicação, ao mesmo tempo, sem privilegiar ninguém. III. Levantar tudo o que foi publicado na mídia a respeito da crise que está sendo administrada.

Essas ações devem ser feitas com os seguintes instrumentos:

  • A release, entrevista coletiva e clipping.
  • B release, entrevista exclusiva e mailing list.
  • C comunicado interno, entrevista coletiva e mailing list.
  • D release, workshop e clipping.
  • E comunicado interno, workshop e clipping.
Assinale a alternativa correta sobre a finalidade de se gerenciar uma crise institucional.
  • A Eleger um novo gerente para a instituição
  • B Minimizar ou reduzir os impactos causados por problemas institucionais nas organizações
  • C Minimizar apenas os impactos financeiros para uma organização
  • D Minimizar o impacto da fala dos gerentes da organização
  • E Maximizar o potencial de liderança dos gestores da organização
A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
  • A Auxiliar a organização a dialogar com os públicos de interesse e minimizar os prejuízos/impactos negativos da crise
  • B Auxiliar os jornalistas a conseguir entrevistas com os gestores da empresa
  • C Auxiliar os colaboradores a debater os pontos que estão obscuros em relação à crise
  • D Promover a marca por meio de canais de TV
  • E Promover a empresa por meio do blog
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.