O gerenciamento de relações públicas nas organizações tem como fundamentos, de acordo com Ehling, White e Grunig (1992), quatro teorias essenciais: 1. teoria interorganizacional; 2. teoria de gerenciamento; 3. teoria da comunicação; e 4. teoria de conflitos-resoluções.
A última delas é a que
- A diz respeito aos aspectos relacionais e interrelacionais possíveis entre indivíduos, grupos, subgrupos, unidades e/ou subunidades departamentais inerentes ao ambiente corporativo.
- B lida com problemas gerados com crises, confrontos, disputas e controvérsias, suas origens e seus impactos na sociedade, e, em casos específicos, em determinados públicos e na opinião pública.
- C se aplica diretamente ao processo de planejamento, pois as relações públicas devem ser capazes de lidar com as incertezas, responsabilidades para tomada de decisões e para implantação dos planos de ações.
- D busca compreender os conceitos gerais e as interdependências entre indivíduos, grupos e organizações e trata das relações e interações no mundo da sociedade organizacional.
- E os conteúdos conceituais perpassam os estudos sobre os processos e efeitos, a recepção das mensagens e as transações simbólicas em um contexto interpessoal, grupal, institucional e intercultural.