Questões de Teoria das Relações Públicas (Relações Públicas)

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O gerenciamento de relações públicas nas organizações tem como fundamentos, de acordo com Ehling, White e Grunig (1992), quatro teorias essenciais: 1. teoria interorganizacional; 2. teoria de gerenciamento; 3. teoria da comunicação; e 4. teoria de conflitos-resoluções.
A última delas é a que

  • A diz respeito aos aspectos relacionais e interrelacionais possíveis entre indivíduos, grupos, subgrupos, unidades e/ou subunidades departamentais inerentes ao ambiente corporativo.
  • B lida com problemas gerados com crises, confrontos, disputas e controvérsias, suas origens e seus impactos na sociedade, e, em casos específicos, em determinados públicos e na opinião pública.
  • C se aplica diretamente ao processo de planejamento, pois as relações públicas devem ser capazes de lidar com as incertezas, responsabilidades para tomada de decisões e para implantação dos planos de ações.
  • D busca compreender os conceitos gerais e as interdependências entre indivíduos, grupos e organizações e trata das relações e interações no mundo da sociedade organizacional.
  • E os conteúdos conceituais perpassam os estudos sobre os processos e efeitos, a recepção das mensagens e as transações simbólicas em um contexto interpessoal, grupal, institucional e intercultural.

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.
Na tentativa de explicar o processo de comunicação, muitos pensadores da comunicação criaram modelos teóricos, com diferenças e divergências na sua composição e no fluxo de informações e compartilhamentos. Mas, também, há semelhanças observadas entre os modelos e elementos convergentes. Comunicação é diferente de informação; portanto, os modelos de processos de comunicação são frutos de culturas, visões, contextos e épocas diferentes. Observe o esquema simplificado de comunicação a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Corresponde corretamente à sequência dos elementos:
  • A I. Emissor II. Código III. Ruído
  • B I. Emissor II. Canal III. Receptor
  • C I. Emissor II. Receptor III. Feedback
  • D I. Emissor II. Receptor III. Mensagem

De acordo com Oliveira (2002) apud Haswani (2013), o planejamento de relações públicas não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas.
Sobre esses conceitos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades
2 Corresponde à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica.
3 Corresponde à situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a organização não tem nenhum controle sobre seu processo e desenvolvimento
4 Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a organização e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes. 
( ) Resolução de problemas ( ) Previsão ( ) Predição ( ) Projeção
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 1-4-2-3
  • B 1-4-3-2
  • C 2-1-4-3
  • D 3-4-1-2
  • E 4-1-3-2

Analise as seguintes assertivas sobre aspectos relacionados ao conceito de Baldissera para Comunicação Organizacional e assinale a alternativa correta.


I. Organização Falada, Organização Comunicante e Organização Comunicada são denominações para as dimensões da comunicação organizacional. Essas dimensões integram um conceito de Comunicação Organizacional que não a restringe ao âmbito da fala autorizada e dos processos formais de comunicação da e/ou na organização.

II. Os instrumentos formais de comunicação, os quais concretizam a fala autorizada da organização (como campanhas publicitárias, materiais informativos; jornais institucionais; newsletters; eventos; e conteúdos para sites e mídias sociais oficiais) são exemplos da dimensão da Organização Falada da Comunicação Organizacional.

III. Um tipo de barreira na comunicação organizacional são as comunicações incompletas ou parciais. Esse tipo de barreira ocorre quando informações são sonegadas ou não transmitidas ou quando se disponibiliza informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas.

  • A Todas estão corretas.
  • B Apenas I está correta.
  • C Apenas I e II estão corretas.
  • D Apenas I e III estão corretas.
  • E Todas estão incorretas.