Questões de Comunicação Interna nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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A intranet é um recurso utilizado pelas empresas em seu ambiente privativo com vistas à troca de informações entre funcionários. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. É, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta de gestão empresarial e um importante meio de viabilizar o trabalho em grupo na empresa. II. Proporciona uma comunicação melhor e mais rápida entre os empregados, tornando-se um relevante meio para que eles possam colaborar em projetos. III. Está indisponível nos horários em que a empresa realiza suas principais operações e permite atualizações compartilhadas em conversas online. Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas.

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

  • A exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.
  • B público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.
  • C público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.
  • D público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.
  • E fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.

Identificar e entender as necessidades de cada um dos públicos de interesse de uma organização é parte fundamental do trabalho de relações públicas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação capazes de melhorar o relacionamento e atingir os objetivos institucionais e mercadológicos da organização. Conforme Fábio França, entre os tipos de público de maior significação para uma organização, estão

  • A os sindicatos, o governo, a imprensa e os consumidores.
  • B a comunidade, os empregados, o governo e os investidores.
  • C os empregados, os clientes, os acionistas e os fornecedores.
  • D os movimentos da sociedade civil, a imprensa, os clientes e os sindicatos.
  • E as agências reguladoras, os acionistas, a federação da categoria e os fornecedores.

Pesquisa, planejamento, implementação e avaliação correspondem às quatro etapas básicas que compõem o processo de planejamento de relações públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Na fase de pesquisa, deve‐se definir o problema organizacional, especificando os procedimentos usados para obter as informações necessárias.
  • B Na fase de planejamento, deve‐se identificar como as ações foram postas em prática, os materiais utilizados e as técnicas empregadas.
  • C Na fase de implementação, deve‐se medir o êxito e até que ponto os objetivos do planejamento foram alcançados.
  • D Na fase de avaliação, deve‐se determinar os objetivos da organização e as estratégias adotadas para atingi‐los.
  • E Na fase de planejamento, o profissional de relações públicas deve empregar técnicas para auditar o público e a imagem da organização.