Questões de Programa de Informação (Relações Públicas)

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Sobre o que são mídias alternativas, assinale a alternativa correta.
  • A São aquelas pagas pelos grandes anunciantes publicitários
  • B São aquelas pagas pelos grupos jornalísticos
  • C São formadas por elementos tradicionais do marketing
  • D São aquelas que os consumidores pagam para escolher em suas residências
  • E São inusitadas e criativas e fogem do padrão tradicional, utilizando modelos diferenciados para impactar o consumidor

Identificar e entender as necessidades de cada um dos públicos de interesse de uma organização é parte fundamental do trabalho de relações públicas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação capazes de melhorar o relacionamento e atingir os objetivos institucionais e mercadológicos da organização. Conforme Fábio França, entre os tipos de público de maior significação para uma organização, estão

  • A os sindicatos, o governo, a imprensa e os consumidores.
  • B a comunidade, os empregados, o governo e os investidores.
  • C os empregados, os clientes, os acionistas e os fornecedores.
  • D os movimentos da sociedade civil, a imprensa, os clientes e os sindicatos.
  • E as agências reguladoras, os acionistas, a federação da categoria e os fornecedores.

Pesquisa, planejamento, implementação e avaliação correspondem às quatro etapas básicas que compõem o processo de planejamento de relações públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Na fase de pesquisa, deve‐se definir o problema organizacional, especificando os procedimentos usados para obter as informações necessárias.
  • B Na fase de planejamento, deve‐se identificar como as ações foram postas em prática, os materiais utilizados e as técnicas empregadas.
  • C Na fase de implementação, deve‐se medir o êxito e até que ponto os objetivos do planejamento foram alcançados.
  • D Na fase de avaliação, deve‐se determinar os objetivos da organização e as estratégias adotadas para atingi‐los.
  • E Na fase de planejamento, o profissional de relações públicas deve empregar técnicas para auditar o público e a imagem da organização.

A imagem organizacional pode ser compreendida como a percepção que se forma na mente do público a partir do momento que estabelece contato com os discursos da organização e mantém experiências próprias com produtos e(ou) serviços dela. Diante disso, a comunicação

  • A deve preparar o discurso que será trabalhado pela central de atendimento ao cliente para manter a boa aparência da organização com os públicos.
  • B precisa construir a reputação da organização por meio de discursos que amparem uma boa imagem, sem evidenciar, por exemplo, serviços mal prestados.
  • C tem de estreitar o relacionamento com a imprensa, público principal para a construção de uma boa imagem organizacional, que exerce influência sobre os demais públicos.
  • D tem o papel de agregar planejamentos, ações e ferramentas para manter integração e coerência entre os discursos da organização e a experiência direta com os públicos.
  • E pode se dedicar à produção de materiais que destaquem os pontos positivos da organização e, assim, desviem a atenção de possíveis experiências ruins com produtos ou serviços.

A comunicação dirigida pode ser definida como a comunicação direta, segmentada e regular com públicos específicos com que se pretenda estabelecer uma relação. São ferramentas para isso o(a)

  • A lobby, o anúncio em TV e o site.
  • B e‐mail, o evento e o jornal‐mural.
  • C caixa de sugestões, a promoção e o site.
  • D memorando, o house organ e o clipping.
  • E TV corporativa, a assessoria de imprensa e a mala direta.