Questões de Comunicação Verbal (Relações Públicas)

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Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  • A Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
  • B Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
  • C Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
  • D Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
  • E Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

A imagem organizacional pode ser compreendida como a percepção que se forma na mente do público a partir do momento que estabelece contato com os discursos da organização e mantém experiências próprias com produtos e(ou) serviços dela. Diante disso, a comunicação

  • A deve preparar o discurso que será trabalhado pela central de atendimento ao cliente para manter a boa aparência da organização com os públicos.
  • B precisa construir a reputação da organização por meio de discursos que amparem uma boa imagem, sem evidenciar, por exemplo, serviços mal prestados.
  • C tem de estreitar o relacionamento com a imprensa, público principal para a construção de uma boa imagem organizacional, que exerce influência sobre os demais públicos.
  • D tem o papel de agregar planejamentos, ações e ferramentas para manter integração e coerência entre os discursos da organização e a experiência direta com os públicos.
  • E pode se dedicar à produção de materiais que destaquem os pontos positivos da organização e, assim, desviem a atenção de possíveis experiências ruins com produtos ou serviços.

A figura do ombudsman é comumente analisada e(ou) descrita como um mecanismo de transparência e aproximação com os públicos de uma organização. A respeito das atividades desse profissional ou setor em uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A Ao ombudsman cabe o papel de gerenciar o setor de comunicação, com o objetivo de aprimorar os canais de contato com o público externo.
  • B A atividade de ombudsman é terceirizada para garantir autonomia e independência frente ao setor de comunicação das organizações.
  • C O investimento na atividade de ombudsman é exclusivo de setores com frequentes problemas em relação à defesa do consumidor, como é o caso de telecomunicações e planos de saúde.
  • D A diferença central com relação a outros canais de comunicação é que, no caso do ombudsman, a ele cabe mediar questões polêmicas e controvertidas devido a insatisfações ou experiências ruins do público.
  • E Empresas de comunicação dispensam a função de ombudsman porque suas atividades já envolvem, na era digital, diversos mecanismos de interação com o público.