Questões de Ética na Comunicação Social (Relações Públicas)

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Assinale a alternativa que apresenta a redação correta do artigo 29 do Código de Ética de Relações Públicas, em sua Seção IX, sobre as Relações Públicas e o Exercício do Lobby.
  • A No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, desobedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • B No exercício profissional se ater às áreas de competição, obedecendo às normas que regem as matérias mandadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • C No exercício profissional de Relações Públicas deve se ater ao Lobby em suas áreas de competência, sem obedecer às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • D No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • E No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve estar em confronto com áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao profissional de RP é VEDADO:

I. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos. II. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas. III. Estabelecer qualquer relação política, organizacional ou institucional que configure a prática de lobby. IV. Acumpliciar-se com pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas. V. Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II, III, IV e V
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II, IV e V.
  • D I, III, IV e V.
  • E III, IV e V.
Assinale a alternativa que apresenta quais itens abaixo fazem parte da Seção IV, Artigo 8º, do Código de Ética do Profissionais de Relações Públicas que trata de como devem ser fixados honorários e salários.
I. Vulto, dificuldade, complexidade, pressão de tempo e relevância dos trabalhos a executar. II. Constar no contrato outros trabalhos paralelos. III.As vantagens que, do trabalho, se beneficiará o cliente. IV. Definir o conteúdo do material estabelecido no contrato. V. Fato de se tratar de um cliente eventual, temporário ou permanente
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas
  • E As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

O termo accountability compreende mecanismos que possibilitem a responsabilização de pessoas que ocupam cargos públicos. Quando estendido aos meios de comunicação, pode ser explicado como o processo que invoca a responsabilidade objetiva e subjetiva dos profissionais e veículos de comunicação por meio da organização da sociedade e da constituição de espaços públicos democráticos de discussão. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.

  • A Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas (accountability) a partir da maior participação dos cidadãos.
  • B Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam‐se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação.
  • C A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade
  • D Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia.
  • E Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade.