Questões de Comunicação Organizacional nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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As campanhas são um resultado frequente do planejamento de relações públicas nas organizações. Geralmente são formuladas para chegar a objetivos únicos, e devem ser planejadas usando procedimentos que não são de rotina. As metas das campanhas devem ser alinhadas à direção básica de avanço da organização, expressa em seu propósito, missão, objetivos e estratégias. Alguns elementos, aceitos de modo geral, como etapas para elaborar o documento de planejamento de campanha são os seguintes:

  • A Determinar a situação atual/problema; identificar ameaças e oportunidades; selecionar público-alvo; estabelecer objetivos e estratégias correspondentes a cada um; criar técnicas de avaliação; elaborar um orçamento.
  • B Brainstorming; design thinking; 5W + H planning; work in progress; stakeholders; Ishikawa diagram.
  • C Encontro de planejamento; declaração de missão; definição de calendário; roteiro de ações; designação de pessoal; produção audiovisual.
  • D Necessidades de informação; identificação de públicos e temas; amostragem de público; definição de fontes de dados; aplicação de questionários; análise e apresentação de resultados.

Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:

  • A Elimine clichês, expressões muito usadas e generalidades óbvias.
  • B Prolongue as expressões, usando verbos compostos.
  • C Use palavras rebuscadas, que denotem um estilo requintado.
  • D Escolha a voz passiva, em detrimento da ativa.

O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:

  • A A live via youtube.
  • B O vídeo institucional da empresa.
  • C O vídeo release.
  • D O comercial em emissoras de TV.
A intranet é um recurso utilizado pelas empresas em seu ambiente privativo com vistas à troca de informações entre funcionários. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. É, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta de gestão empresarial e um importante meio de viabilizar o trabalho em grupo na empresa. II. Proporciona uma comunicação melhor e mais rápida entre os empregados, tornando-se um relevante meio para que eles possam colaborar em projetos. III. Está indisponível nos horários em que a empresa realiza suas principais operações e permite atualizações compartilhadas em conversas online. Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas.

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

  • A exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.
  • B público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.
  • C público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.
  • D público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.
  • E fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.