Questões de Comunicação Organizacional nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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O chefe da recepção solicita que a funcionária Ana redija um memorando interno para comunicar uma mudança no horário de atendimento. Qual característica Ana deve observar ao redigir este documento?

  • A Incluir piadas para melhorar o humor da equipe.
  • B Assinar o documento como se fosse um e-mail pessoal.
  • C Ser objetivo e claro, mantendo uma estrutura padrão e impessoal.
  • D Usar uma linguagem informal para envolver os funcionários.

A imagem organizacional é resultado de percepções por parte do público.
Para que existam condições de emanar esta imagem, uma instituição precisa construir uma identidade corporativa, que compreende diversos aspectos, a exceção de um. Assinale-o.

  • A A consequência do trabalho estratégico de relacionamento da organização com os seus stakeholders, gerando uma opinião pública positiva.
  • B O modo como a instituição expressa sua missão, valores e visão de futuro.
  • C A maneira de a administração apresentar suas ideias-chave ao público externo, através de comportamentos, produtos e comunicação.
  • D A personalidade da organização, compreendida e partilhada pelos funcionários e colaboradores.
  • E Estilo de gestão organizacional e os signos e símbolos visíveis da instituição, como logomarca, cores e arquitetura.

Enquanto a identidade corporativa retrata o comportamento da organização, a imagem corporativa representa

  • A os ideais dos CEOs, suas ambições com a empresa, o estilo do negócio, as metas a serem alcançadas.
  • B a razão pela qual a empresa existe, contendo, em geral, informações sobre seu negócio e a forma como pretende agir com clientes, colaboradores e comunidade.
  • C o lugar aonde a empresa quer chegar, mostrando ao cliente o que a empresa quer ser no futuro, sendo que, geralmente, orienta a missão da empresa.
  • D a forma como a organização é vista por seus diferentes públicos, sendo o retrato do posicionamento estabelecido pela identidade.
  • E a direção que a empresa deseja seguir, servindo como um ponto de referência para avaliar o desempenho e o sucesso organizacional, tendo metas estabelecidas para guiar suas ações e estratégias.

Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.

Na perspectiva de Margarida Kunsch, a formulação de um plano estratégico de comunicação organizacional envolve três fases, a saber: 1. Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico; 2. Planejamento estratégico da comunicação organizacional e 3. Gestão estratégica da comunicação organizacional.

A segunda fase é marcada pelo(a)

  • A diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.
  • B análise do ambiente externo, setorial e interno da organização.
  • C controle das ações de comunicação e avaliação de resultados.
  • D pré-definição do negócio e percepção da missão, da visão e dos valores da organização.
  • E determinação dos objetivos e metas e esboço das estratégias gerais da comunicação organizacional.