Questões de Discurso, Retórica e Argumentação (Relações Públicas)

Limpar Busca

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  • A Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
  • B Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
  • C Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
  • D Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
  • E Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

Identificar e entender as necessidades de cada um dos públicos de interesse de uma organização é parte fundamental do trabalho de relações públicas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação capazes de melhorar o relacionamento e atingir os objetivos institucionais e mercadológicos da organização. Conforme Fábio França, entre os tipos de público de maior significação para uma organização, estão

  • A os sindicatos, o governo, a imprensa e os consumidores.
  • B a comunidade, os empregados, o governo e os investidores.
  • C os empregados, os clientes, os acionistas e os fornecedores.
  • D os movimentos da sociedade civil, a imprensa, os clientes e os sindicatos.
  • E as agências reguladoras, os acionistas, a federação da categoria e os fornecedores.

Pesquisa, planejamento, implementação e avaliação correspondem às quatro etapas básicas que compõem o processo de planejamento de relações públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Na fase de pesquisa, deve‐se definir o problema organizacional, especificando os procedimentos usados para obter as informações necessárias.
  • B Na fase de planejamento, deve‐se identificar como as ações foram postas em prática, os materiais utilizados e as técnicas empregadas.
  • C Na fase de implementação, deve‐se medir o êxito e até que ponto os objetivos do planejamento foram alcançados.
  • D Na fase de avaliação, deve‐se determinar os objetivos da organização e as estratégias adotadas para atingi‐los.
  • E Na fase de planejamento, o profissional de relações públicas deve empregar técnicas para auditar o público e a imagem da organização.