Questões de Comunicação Dirigida (Relações Públicas)

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Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

  • A exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.
  • B público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.
  • C público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.
  • D público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.
  • E fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.

Na perspectiva das atividades de planejamento e organização, evento é

  • A um acontecimento planejado e executado para alterar as relações entre a organização e seus públicos.
  • B um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente teórica
  • C uma reunião formal de autoridades para debate e estabelecimento de regras a serem seguidas por todos os signatários, dentro de uma normatividade institucional.
  • D um encontro de caráter cotidiano entre duas ou mais pessoas para discutir questões seculares, negociar bens ou serviços, tomar decisões, realizar planejamentos etc.
  • E um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente prática.
Stakeholders influenciam a organização em diversos aspectos. Sobre eles, assinale a alternativa correta
  • A Stakeholders são os funcionários da organização
  • B Stakeholders são os consumidores da marca
  • C Stakeholders são pessoas ou grupos que têm interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles
  • D Stakeholders e endomarketing têm o mesmo significado
  • E Stakeholders são grupos de banqueiros estrangeiros que investem em uma marca
A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
  • A É aquela que revela o market share da empresa
  • B É aquela que visa obter um gráfico de controle de consumo
  • C É aquela que não visa um resultado numérico, mas sim uma percepção/opinião sobre um produto, serviço ou marca
  • D É aquela que possui um grau de dificuldade maior para ser aplicada
  • E É aquela que se relaciona com a qualidade de produtos ou serviços no pós-vendas