Questões de Comunicação Dirigida (Relações Públicas)

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Sobre eventos de comunicação, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
(1) Reunião que se caracteriza pela troca de informações e debate de ideias, não havendo restrição quanto aos participantes.
(2) Consiste numa reunião fechada que visa esclarecer determinado tema ou uma decisão. É muito utilizado por diversas categorias profissionais. 
(3) Encontro regional periódico de profissionais para discussão de assuntos de interesse do grupo. Costuma ser promovido por entidades de classe e dura vários dias.
(4) Reunião derivada da mesa redonda cujo objetivo é reproduzir informações de um pequeno grupo em proveito do grande grupo assistente. 
(5) Caracteriza-se pela abordagem de um tema, geralmente de caráter técnico e científico, por uma autoridade no assunto, para uma plateia de número variável de pessoas.

( ) Painel
( ) Jornada
( ) Conferência
( ) Fórum
( ) Colóquio

A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 2-3-4-1-5.
  • B 3-2-1-5-4.
  • C 5-2-1-4-3.
  • D 4-3-5-1-2.

Sobre os três modelos de comunicação, atividades-meio de relações públicas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Dirigida às pessoas como indivíduos anônimos. Constrói-se sobre códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população.
2 Dirigida a pessoas com determinado papel, trabalho ou ocupação na sociedade. Constrói-se sobre códigos próprios de uma profissão ou ocupação.
3 Destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença. Não se constrói sobre códigos-padrão, mas sobre características de cada receptor.

( ) Comunicação Dirigida
( ) Comunicação de Massa
( ) Comunicação Segmentada



A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 3-2-1.
  • B 2-3-1.
  • C 3-1-2.
  • D 2-1-3.
Com o tempo, tornou-se necessária uma especificação maior a respeito dos públicos estratégicos de uma organização e da forma como se relacionam. Isso se deve ao fato de que a comunicação precisa ser mais direcionada, levar em conta características mais marcantes de cada tipo de público. Nesse sentido, França (2003) propõe uma classificação que considera o tipo e as interações com os públicos, como: especificações dos públicos; formas de relacionamento; objetivos da relação; importância da relação; tempo que esse relacionamento existe; e, expectativas da relação por parte dos públicos e da organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e V.
  • B II e IV.
  • C IV e V.
  • D I, II e III.
Por se tratar da comunicação com os diversos públicos, na maioria das vezes, o profissional de relações públicas é o responsável pela comunicação organizacional; ele atua de modo a antever problemas e planejar soluções, agindo de modo estratégico e visando sempre contribuir para os objetivos organizacionais, mas sem prejudicar em nenhum aspecto a imagem da empresa com seu público. A comunicação organizacional contempla, então, todas as formas de comunicação que possam existir dentro de uma empresa. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor define comunicação mercadológica.
  • A O principal objetivo da comunicação é criar um canal direto de comunicação entre a empresa e os seus colaboradores, o chamado endomarketing.
  • B É aquela realizada pela empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem perante públicos externos, como clientes, investidores e a sociedade como um todo. É responsável pela construção de uma identidade corporativa para uma organização.
  • C É aquela que ocorre dentro da organização, levando e trazendo dados e informações entre os setores e facilitando a realização das atividades diárias. Permite o funcionamento do sistema como um todo, agilizando fluxos e criando redes de comunicação.
  • D Podem ser utilizados como ferramenta de comunicação o Customer Relationship Management (CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pois ambos contribuem de modo efetivo para a melhora da imagem da empresa diante dos seus consumidores, por meio do relacionamento e da fidelização.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de pesquisa de opinião que visa fornecer ao pesquisador um maior conhecimento do tema ou do problema de interesse, sendo apropriado para os primeiros estágios da investigação, quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno pelo pesquisador são ainda insuficientes ou preliminares.

  • A pesquisa exploratória
  • B pesquisa descritiva
  • C pesquisa introdutória
  • D pesquisa experimental
  • E pesquisa de fontes primárias