Questões de Aplicação, Avaliação e Mensuração de Processos Comunicacionais (Relações Públicas)

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Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:

  • A Elimine clichês, expressões muito usadas e generalidades óbvias.
  • B Prolongue as expressões, usando verbos compostos.
  • C Use palavras rebuscadas, que denotem um estilo requintado.
  • D Escolha a voz passiva, em detrimento da ativa.

O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:

  • A A live via youtube.
  • B O vídeo institucional da empresa.
  • C O vídeo release.
  • D O comercial em emissoras de TV.

Em empresas e instituições públicas e privadas, as informações percorrem vários caminhos influindo em todas as ações da organização. Existem basicamente cinco formas de a comunicação fluir entre os stakeholders.
É correto afirmar que na comunicação

  • A circular as informações alcançam colaboradores de todos os níveis hierárquicos das filiais da empresa.
  • B horizontal as informações fluem entre pessoas do mesmo nível hierárquico.
  • C descendente o vetor da comunicação vai dos subordinados aos superiores.
  • D ascendente o fluxo comunicacional é dos superiores aos subordinados.
  • E transversal todas as pessoas da organização familiar têm acesso à informação de interesse da organização.
O bom profissional de Relações Públicas deve estar atento às reações apresentadas pelo público nas redes sociais como forma de avaliar o impacto dos eventos que realiza nacional ou internacionalmente. A respeito da reação do público pós evento nas redes sociais, assinale a alternativa correta.
  • A Reações positivas nas redes sociais sempre indicam que os resultados do evento foram atingidos
  • B Reações negativas nas redes sociais não têm relação nenhuma com o sucesso de um evento
  • C As reações do público podem ser indicadores do sucesso de um evento, porém é necessário analisar se os objetivos iniciais foram atingidos por meio da análise de resultados e métricas
  • D As redes sociais não devem ser utilizadas como termômetro após um evento
  • E As redes sociais não precisam ser ativadas em um planejamento de evento
Assinale a alternativa que indica qual a importância da produção de conteúdo para o blog institucional.
  • A Gerar likes nas páginas das redes sociais apenas
  • B Atrair seguidores para as redes sociais somente
  • C Atrair leads interessados em temas específicos e que poderão ser convertidos em clientes da empresa
  • D Gerar engajamento em apenas alguns temas específicos da organização
  • E Gerar comentários positivos no site apenas