Questões de Segmentação de Públicos (Relações Públicas)

Limpar Busca

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

  • A exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.
  • B público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.
  • C público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.
  • D público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.
  • E fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.

Na perspectiva das atividades de planejamento e organização, evento é

  • A um acontecimento planejado e executado para alterar as relações entre a organização e seus públicos.
  • B um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente teórica
  • C uma reunião formal de autoridades para debate e estabelecimento de regras a serem seguidas por todos os signatários, dentro de uma normatividade institucional.
  • D um encontro de caráter cotidiano entre duas ou mais pessoas para discutir questões seculares, negociar bens ou serviços, tomar decisões, realizar planejamentos etc.
  • E um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente prática.
Stakeholders influenciam a organização em diversos aspectos. Sobre eles, assinale a alternativa correta
  • A Stakeholders são os funcionários da organização
  • B Stakeholders são os consumidores da marca
  • C Stakeholders são pessoas ou grupos que têm interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles
  • D Stakeholders e endomarketing têm o mesmo significado
  • E Stakeholders são grupos de banqueiros estrangeiros que investem em uma marca
A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
  • A É aquela que revela o market share da empresa
  • B É aquela que visa obter um gráfico de controle de consumo
  • C É aquela que não visa um resultado numérico, mas sim uma percepção/opinião sobre um produto, serviço ou marca
  • D É aquela que possui um grau de dificuldade maior para ser aplicada
  • E É aquela que se relaciona com a qualidade de produtos ou serviços no pós-vendas
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.