Questões de Processo da Comunicação (Relações Públicas)

Limpar Busca

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.

Sobre comunicação e mobilização social, é CORRETO afirmar:

  • A A visão tradicional dos públicos como unidades funcionais pouco dinâmicas vai cedendo lugar a uma noção de agrupamento em forma de rede, essencialmente flexíveis.
  • B As discussões metodológicas devem confluir para a construção de estratégias de comunicação para conseguir a adesão dos públicos aos objetivos da organização.
  • C Os movimentos sociais, diante deste espaço mediatizado, procuram transformar as lutas por visibilidade em lutas por reconhecimento.
  • D Toro e Werneck, citados por Simeone et al, observam que, quanto maior a cobertura do meio de comunicação aos movimentos sociais, maior a sua efetividade.

Um projeto que permita o desencadeamento de ações concretas de cooperação e colaboração, no qual os cidadãos se sintam efetivamente envolvidos no problema que se quer resolver e compartilhem a responsabilidade pela sua solução se baseia CORRETAMENTE em:

  • A Estratégias de Consulta Pública.
  • B Estratégias de Efetividade Institucional.
  • C Estratégias de Mobilização Social.
  • D Estratégias de Supressão de Conflitos.
Na tentativa de explicar o processo de comunicação, muitos pensadores da comunicação criaram modelos teóricos, com diferenças e divergências na sua composição e no fluxo de informações e compartilhamentos. Mas, também, há semelhanças observadas entre os modelos e elementos convergentes. Comunicação é diferente de informação; portanto, os modelos de processos de comunicação são frutos de culturas, visões, contextos e épocas diferentes. Observe o esquema simplificado de comunicação a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Corresponde corretamente à sequência dos elementos:
  • A I. Emissor II. Código III. Ruído
  • B I. Emissor II. Canal III. Receptor
  • C I. Emissor II. Receptor III. Feedback
  • D I. Emissor II. Receptor III. Mensagem

Nos estudos da comunicação social, o grupo que é formado por indivíduos anônimos, os quais estabelecem pouca interação entre si, e que possui uma organização frágil, não sendo capaz de agir de forma integrada, é chamado de

  • A público.
  • B audiência.
  • C multidão.
  • D massa.
  • E nicho.