Questões de Processo da Comunicação (Relações Públicas)

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No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:

  • A Possibilidade de conexão um a um; fluxo personalizado; emissor e receptor alternadamente; relação de manipulação do público; financiamento de acordo com interesses do mercado; regulação social do conteúdo.
  • B Possibilidade de conexão de todos com todos; fluxo sistêmico; emissor e receptor simultâneos; relação subjetiva com o usuário; política de mercado segmentada; regulação estatal do conteúdo.
  • C Distribuição e recepção de conteúdo segmentado; fluxo multidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação pessoal com o público; relação calculista com o consumidor; autorregulação setorial.
  • D Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala; fluxo unidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação impessoal e anônima com o público; relação calculista ou de mercado com o público; normalização e mercantilização de conteúdo.
Uma das funções do profissional de Relações Públicas é planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários e relacionamento com internautas. O uso de hastags (#) está presente na produção de conteúdo e relação com o público alvo dentro dos segmentos da sociedade e das plataformas. Sobre as orientações de uso das hastags, assinale a alternativa incorreta.
  • A Não coloque todo o conteúdo em uma hastag
  • B Não use uma hastag para cada palavra
  • C Use pronomes indicativos para valorizar a hastag
  • D Use uma hastag que esteja de acordo com o tema do post
  • E Confira a ortografia
Assinale a alternativa que apresenta porquê o profissional de Relações Públicas deve manter um bom relacionamento com a imprensa.
  • A A imprensa pode influenciar positivamente a percepção do público-alvo de uma empresa
  • B A imprensa pode auxiliar a vender produtos diretamente
  • C A imprensa pode ajudar os vendedores e bater metas ambiciosas
  • D A imprensa pode ajudar a empresa a descobrir qual é o posicionamento ideal
  • E A imprensa pode gerir as redes sociais da empresa
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

Comunicadores gerenciam relacionamentos e lidam com opinião pública, comportamentos e conflitos. Entre os principais desafios da área, está o de avaliar resultados. A literatura em comunicação organizacional apresenta alguns modelos de avaliação, a depender dos objetivos de comunicação, entre os quais, pode‐se citar o modelo

  • A contínuo, que estabelece um valor monetário para os efeitos de comunicação.
  • B Yardstick, que mede a efetividade da comunicação, verificando número e qualidade dos produtos e da audiência.
  • C de variação compensatória, que estabelece um comparativo com o trabalho de comunicação da concorrência da organização.
  • D de duas fases, que avalia se as mensagens emitidas pela comunicação foram compreendidas e retidas pelo público.
  • E de curta duração, que estabelece um controle enquanto as ações estão sendo implementadas.