Questões de Ética em Comunicação (Relações Públicas)

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Qual das alternativas a seguir não está de acordo com os princípios éticos que regem a atuação do profissional de Relações Públicas?

  • A Cabe ao profissional de Relações Públicas opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  • B O profissional de Relações Públicas não pode frustrar a manifestação de opiniões divergentes ou impedir o livre debate.
  • C O profissional de Relações Públicas não pode concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual.
  • D O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
  • E O profissional de Relações Públicas deve pugnar pelo exercício da soberania nacional, e pela prevalência da vontade da maioria da sociedade, em detrimento dos direitos das minorias.

Julgue o próximo item, relativo às relações públicas. 


As relações públicas são utilizadas para promover produtos, pessoas, lugares, ideias, atividades, organizações e até mesmo nações.

  • Certo
  • Errado

Se, antigamente, a área de Relações Públicas (RP) era associada à área de assessoria de imprensa, vista como responsável pela tarefa de assegurar espaço editorial na imprensa e na mídia eletrônica, hoje a RP vai além da simples divulgação.
Essa área colabora com tarefas como a de

  • A apoiar no lançamento de produtos, reposicionar produto maduro ou ainda defender produtos que enfrentaram problemas públicos.
  • B construir imagem da empresa no exterior, influenciar em decisões governamentais e apoiar na captação de investidores.
  • C apoiar no lançamento de produtos, atuar como publicitário e comentar sobre lançamentos de produtos em programas de rádio e TV.
  • D apoiar no lançamento de produtos, trabalhar em marketing social e reposicionar a imagem da empresa no exterior.
  • E defender produtos que enfrentaram problemas públicos, trabalhar em marketing social e atuar como publicitário.

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas proíbe que o profissional de Relações Públicas

  • A atenda cliente que esteja sendo assistido por outro colega, mesmo que o colega assim o solicite.
  • B desvie para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
  • C atenda cliente que foi assistido por outro colega, mesmo quando tiver certeza da interrupção do contrato.
  • D colabore com os cursos de formação de profissionais em Relações Públicas, notadamente no aconselhamento e orientação aos futuros profissionais.
  • E atenda clientes concorrentes sob quaisquer condições.
Na comunicação social, assinale a alternativa que apresenta a principal distinção entre moral e ética.
  • A Moral refere-se aos padrões universais de comportamento, enquanto ética é mais subjetiva, aplicando-se apenas a contextos específicos
  • B Moral é exclusivamente baseada em normas religiosas, enquanto ética é mais secular, influenciada por princípios racionais
  • C Moral se concentra nas ações individuais, enquanto ética abrange as normas de comportamento da sociedade como um todo
  • D Moral e ética são termos intercambiáveis, não havendo diferença significativa entre eles
  • E Moral é inerente à natureza humana, enquanto ética é uma construção cultural que varia entre sociedades