Questões de Responsabilidade Social (Relações Públicas)

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Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.

Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:

  • A cultural, instrumental, corretiva e humana
  • B estratégica, econômica, arquitetônica e humana
  • C arquitetônica, econômica, humana e cultural
  • D humana, estratégica, instrumental e corretiva
  • E humana, instrumental, cultural e estratégica

De acordo com GIACAGLIA (2006), as ações sociais, culturais e de entretenimento fazem parte da programação de um evento, bem como a interação entre os organizadores, patrocinadores e público-alvo.
Assinale apenas a alternativa que contempla todas as ações citadas pela autora:

  • A Atividades esportivas, almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • B Almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, sala para internet e visitação exclusiva.
  • C Atividades esportivas, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • D Atividades esportivas, almoços, jantares, coquetéis, coffee breaks, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • E Salas de relaxamento e beleza, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e atividades esportivas.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.

No fazer profissional, as relações públicas zelam pela imagem da organização e, portanto, os profissionais desta área devem dar especial atenção às questões relacionadas à responsabilidade social da empresa, e assim:


I. Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando, ainda, pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.

II. Agir de modo aceito como correto pela sociedade, com base nos valores da honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza.

III. Aplicar punições no âmbito criminal acerca de infrações cometidos por funcionários e ou fornecedores contra o meio ambiente.

IV. Cumprir integralmente as leis do local no qual a empresa está operando.


Estão incorretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C III apenas
  • D I, II, III e IV

Acerca da conduta a ser adotada em face de comentários negativos ou agressivos nas redes sociais referentes à organização assessorada, assinale a opção correta.

  • A Repassar para um advogado os comentários ofensivos é, ainda, a forma mais efetiva de lidar com a destruição fácil de reputação e prestígio.
  • B Devem-se responder de forma esclarecedora as repercussões, inclusive as adversas, porém sérias, já que simplesmente excluir os comentários e até os seus autores não levará a bons resultados.
  • C Respostas corteses e padronizadas, do tipo “Obrigado por participar” ou “Respeitamos a sua opinião”, são formas de amenizar as atitudes hostis.
  • D Responder no mesmo tom é seguir o padrão da agressividade dominante nas redes sociais e, portanto, é uma atitude natural para o meio.