Questões de Fluxos Comunicativos (Relações Públicas)

Limpar Busca

Em empresas e instituições públicas e privadas, as informações percorrem vários caminhos influindo em todas as ações da organização. Existem basicamente cinco formas de a comunicação fluir entre os stakeholders.
É correto afirmar que na comunicação

  • A circular as informações alcançam colaboradores de todos os níveis hierárquicos das filiais da empresa.
  • B horizontal as informações fluem entre pessoas do mesmo nível hierárquico.
  • C descendente o vetor da comunicação vai dos subordinados aos superiores.
  • D ascendente o fluxo comunicacional é dos superiores aos subordinados.
  • E transversal todas as pessoas da organização familiar têm acesso à informação de interesse da organização.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.
Uma das funções do profissional de Relações Públicas é planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários e relacionamento com internautas. O uso de hastags (#) está presente na produção de conteúdo e relação com o público alvo dentro dos segmentos da sociedade e das plataformas. Sobre as orientações de uso das hastags, assinale a alternativa incorreta.
  • A Não coloque todo o conteúdo em uma hastag
  • B Não use uma hastag para cada palavra
  • C Use pronomes indicativos para valorizar a hastag
  • D Use uma hastag que esteja de acordo com o tema do post
  • E Confira a ortografia
Assinale a alternativa que apresenta porquê o profissional de Relações Públicas deve manter um bom relacionamento com a imprensa.
  • A A imprensa pode influenciar positivamente a percepção do público-alvo de uma empresa
  • B A imprensa pode auxiliar a vender produtos diretamente
  • C A imprensa pode ajudar os vendedores e bater metas ambiciosas
  • D A imprensa pode ajudar a empresa a descobrir qual é o posicionamento ideal
  • E A imprensa pode gerir as redes sociais da empresa
Assinale a alternativa que indica qual a importância da produção de conteúdo para o blog institucional.
  • A Gerar likes nas páginas das redes sociais apenas
  • B Atrair seguidores para as redes sociais somente
  • C Atrair leads interessados em temas específicos e que poderão ser convertidos em clientes da empresa
  • D Gerar engajamento em apenas alguns temas específicos da organização
  • E Gerar comentários positivos no site apenas