Questões de Conceito de sistema, organização e comunicação (Relações Públicas)

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A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas a afirmativa III está correta
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

Matias (2001) sugere que antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

  • A Reconhecimento das necessidades do evento e listagem dos resultados indesejados
  • B Elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades, estabelecimento de diretrizes e elaboração dos contornos do projeto
  • C Identificação dos objetivos específicos e estimativas de exequibilidade econômica e técnica
  • D Coleta de informações sobre os participantes, patrocinadores, entidades e outras instituições em potencial e estimativas de tempo e recursos necessários

Pesquisa, planejamento, implementação e avaliação correspondem às quatro etapas básicas que compõem o processo de planejamento de relações públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Na fase de pesquisa, deve‐se definir o problema organizacional, especificando os procedimentos usados para obter as informações necessárias.
  • B Na fase de planejamento, deve‐se identificar como as ações foram postas em prática, os materiais utilizados e as técnicas empregadas.
  • C Na fase de implementação, deve‐se medir o êxito e até que ponto os objetivos do planejamento foram alcançados.
  • D Na fase de avaliação, deve‐se determinar os objetivos da organização e as estratégias adotadas para atingi‐los.
  • E Na fase de planejamento, o profissional de relações públicas deve empregar técnicas para auditar o público e a imagem da organização.

A imagem organizacional pode ser compreendida como a percepção que se forma na mente do público a partir do momento que estabelece contato com os discursos da organização e mantém experiências próprias com produtos e(ou) serviços dela. Diante disso, a comunicação

  • A deve preparar o discurso que será trabalhado pela central de atendimento ao cliente para manter a boa aparência da organização com os públicos.
  • B precisa construir a reputação da organização por meio de discursos que amparem uma boa imagem, sem evidenciar, por exemplo, serviços mal prestados.
  • C tem de estreitar o relacionamento com a imprensa, público principal para a construção de uma boa imagem organizacional, que exerce influência sobre os demais públicos.
  • D tem o papel de agregar planejamentos, ações e ferramentas para manter integração e coerência entre os discursos da organização e a experiência direta com os públicos.
  • E pode se dedicar à produção de materiais que destaquem os pontos positivos da organização e, assim, desviem a atenção de possíveis experiências ruins com produtos ou serviços.