Questões de Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Analise as informações a seguir:
I. Para realizar serviços de assessoria de imprensa, o poder público realiza a contratação de agência de comunicação por meio de concorrência estabelecida pela Lei de Licitações.
II. Atualmente, agências especializadas em comunicação digital estão sendo contratadas para cuidar dos portais e sites institucionais dos órgãos públicos vinculados à administração direta, pois a comunicação digital é um trabalho especializado e necessário.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Uma das atividades do dia a dia do assessor de imprensa é o follow up, que consiste em um contato com o jornalista após o envio de um comunicado de imprensa ou convocação de coletiva.

Realizar o follow up é importante para

  • A ter um retorno sobre o material enviado.
  • B garantir que o comunicado seja publicado.
  • C oferecer descontos exclusivos para jornalistas.
  • D perguntar a data de publicação do material.
  • E conseguir ler a matéria antes da publicação.

Instrumento símbolo das assessorias de imprensa, o release pode ser definido como o material informativo enviado aos jornalistas como sugestão de pauta ou proposta para ser desenvolvida em uma reportagem.

A fim de aumentar as chances de utilização desse material, que elementos devem ser incluídos no envio?

  • A Ofertas para a imprensa
  • B Adjetivos e elogios ao cliente
  • C Dados de contato da assessoria
  • D Linguagem técnica e jargões da área
  • E Lista das matérias conquistadas pela assessoria

O Material informativo que deve ser encaminhado à imprensa, composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação de um evento é chamado de

  • A Briefing.
  • B Papelaria.
  • C Press clipping. 
  • D Press kit.

Evento também pode ser descrito como “um acontecimento onde se reúnem diversas pessoas com os mesmos objetivos e propósitos sobre uma atividade, tema ou assunto” (ZITTA, p. 23, 2012). Em eventos, geralmente de maior porte, é organizada uma sala de Imprensa que se destina a

  • A acomodar as autoridades e familiares. Nesse local, pode ser disposta a equipe de beleza e o buffet. É necessário também, colocar um recepcionista à disposição dos convidados.
  • B acomodar exclusivamente o assessor de imprensa, que é o responsável por selecionar os momentos de apresentações culturais e musicais.
  • C recepcionar os jornalistas, podendo ser realizadas entrevistas coletivas, distribuição do briefing do dia e da relação das autoridades presentes, convidados especiais e palestrantes.
  • D reunir equipe do cerimonial e da organização do evento para reunião de alinhamento durante o evento, assim como para descanso, quando necessário.