Questões de Planejamento Estratégico (Marketing)

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De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para acompanhar as mudanças de um mundo conectado, o conceito do mix de marketing evoluiu e deve ser redefinido como os “quatro Cs”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

  • A currency (moeda).
  • B cooperation (cooperação).
  • C communal activation (ativação comunitária).
  • D co-criation (cocriação).
  • E conversation (conversa).

Visando aumentar a taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos, empresas lançam mão da nova estratégia de marketing:

  • A grupo focal (focus group).
  • B conversa (conversation).
  • C ativação comunitária (communal activation).
  • D cooperação (cooperation).
  • E cocriação (co-criation).

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

  • A com baixo nível de informação e envolvimento: farmacêutico e de HPC.
  • B com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto: bens de consumo embalados.
  • C com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo.
  • D de seguros e finanças.
  • E com alta credibilidade e ciclo de compra médio.

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

  • A boca a boca.
  • B multiplataforma.
  • C ponto a ponto.
  • D compartilhada.
  • E segmentada.