Questões de Planejamento (Marketing)

Limpar Busca

Garantimos um bom planejamento de conteúdo para mídias sociais com

  • A postagens livres e espontâneas, sem um cronograma definido.
  • B definição clara de objetivos, público-alvo e tipos de conteúdo com um cronograma regular.
  • C foco em promoções e vendas, seguindo as últimas tendências da internet.
  • D produção de publicações apenas quando houver novidades.
  • E postagens regulares em diferentes turnos.

Sobre o papel das métricas na influência de estratégias de conteúdo em mídias sociais, é correto afirmar que

  • A não têm impacto nas decisões estratégicas, sendo um elemento secundário.
  • B devem ser ignoradas em favor da liberdade irrestrita do profissional.
  • C são irrelevantes, se o conteúdo for criativo e gerar engajamento.
  • D não se relacionam com o número de curtidas.
  • E quando analisadas, permitem ajustar estratégias baseadas no desempenho anterior dos conteúdos.

Em seu livro Marketing para o Século XXI, Kotler nos lembra que todo plano de marketing dever ter, no mínimo, cinco seções, a saber: 1. Análise da situação; 2. Objetivos e metas de marketing; 3. Estratégia de marketing; 4. Plano de ação de marketing e 5. Controles de marketing.
Sobre a fase 2, é correto afirmar que

  • A é o momento adequado para construção de hipóteses sobre o futuro da empresa e realização de uma análise swot aprofundada.
  • B baseia-se em benchmarks periódicos para revisão de objetivos e metas a partir dos dados aferidos.
  • C os objetivos devem ser reformulados em termos de metas, que além de magnitude e data prevista para realização, devem ser mensuráveis para fornecer orientação e controle.
  • D a partir das construções das propostas de valor, o posicionamento deve objetivar uma clara definição de liderança em termos de preço ou de qualidade.
  • E é o momento de definir datas de campanhas publicitárias, promoções de vendas, participações em feiras e lançamentos de novos produtos.
Uma das metodologias de planejamento de marketing digital mais utilizadas atualmente é conhecida como “os 8 Ps”. Essa metodologia, criada por Vaz (2011), baseia-se no planejamento de marketing tradicional, propondo um processo que auxilie as organizações a coletar dados, planejar estratégias e ganhar relevância na internet. Assinale a alternativa que apresenta um fluxo adequado para as etapas da elaboração do planejamento da comunicação integrada.
  • A Pesquisa; produção; promoção; pioneirismo; personalização; planejamento; publicação; precisão
  • B Planejamento; pesquisa; publicação; produção; promoção; personalização; pioneirismo; precisão
  • C Pesquisa; planejamento; produção; publicação; precisão personalização; propagação; promoção
  • D Pesquisa; planejamento; produção; publicação; promoção; propagação; personalização; precisão

Um planejamento de marketing envolve algumas etapas e implica pensar estratégias dessa área, que podem ajudar uma empresa a atingir seus objetivos.
Uma das análises feitas é a de SWOT, em que se avaliam:

  • A oportunidades, ameaças, concorrentes e públicos
  • B oportunidades, ameaças, sugestões e previsões
  • C pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
  • D pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e concorrentes
  • E pontos fortes, pontos fracos, parceiros e investidores