O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são
- A figuras com alto alcance de público, para quem as empresas costumam criar conteúdo a ser disparado em suas mídias digitais, levando a um alcance maior, mesmo que o público nem sempre seja engajado e se diferencie do público-alvo da empresa.
- B figuras nem sempre respeitadas em suas comunidades digitais, mas que, pela sua autenticidade, acabam sendo vistas por um público maior, o que é o mais importante, mesmo que a imagem da empresa seja prejudicada.
- C figuras respeitadas e consideradas experts em suas comunidades digitais, com um número considerável de seguidores e públicos engajados, sendo eles mesmos criadores de conteúdo que adquiriram reputação por compartilharem conteúdo viral.
- D figuras respeitadas em suas comunidades digitais, mas nem sempre com número considerável de seguidores, que costumam sugerir conteúdos para a empresa, que aposta nessas figuras contando com que elas, no futuro, crescerão nas mídias digitais e alcançarão um público disposto a ser influenciado positivamente.
- E figuras cujo único objetivo é a fama nas mídias digitais, que produzem o conteúdo que consideram essencial para o engajamento do público e não aceitam interferência da empresa contratante, mesmo que o conteúdo não esteja de acordo com os valores da empresa, pois ganham por sua autenticidade nas mídias digitais, e qualquer interferência abalaria sua credibilidade junto aos fãs.