Questões de Segmentação de Mercado (Marketing)

Limpar Busca

Está entre os objetivos de um profissional de marketing

  • A buscar satisfazer todos os potenciais clientes do mercado-alvo.
  • B criar e moldar novos desejos para a sociedade.
  • C tentar entender as necessidades, os desejos e as demandas do mercado-alvo.
  • D identificar públicos-alvo, a fim de criar novos mercados para futuros produtos a serem ainda descobertos.
  • E ressegmentar o mercado para abrir espaço para novas empresas.

O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são

  • A figuras com alto alcance de público, para quem as empresas costumam criar conteúdo a ser disparado em suas mídias digitais, levando a um alcance maior, mesmo que o público nem sempre seja engajado e se diferencie do público-alvo da empresa.
  • B figuras nem sempre respeitadas em suas comunidades digitais, mas que, pela sua autenticidade, acabam sendo vistas por um público maior, o que é o mais importante, mesmo que a imagem da empresa seja prejudicada.
  • C figuras respeitadas e consideradas experts em suas comunidades digitais, com um número considerável de seguidores e públicos engajados, sendo eles mesmos criadores de conteúdo que adquiriram reputação por compartilharem conteúdo viral.
  • D figuras respeitadas em suas comunidades digitais, mas nem sempre com número considerável de seguidores, que costumam sugerir conteúdos para a empresa, que aposta nessas figuras contando com que elas, no futuro, crescerão nas mídias digitais e alcançarão um público disposto a ser influenciado positivamente.
  • E figuras cujo único objetivo é a fama nas mídias digitais, que produzem o conteúdo que consideram essencial para o engajamento do público e não aceitam interferência da empresa contratante, mesmo que o conteúdo não esteja de acordo com os valores da empresa, pois ganham por sua autenticidade nas mídias digitais, e qualquer interferência abalaria sua credibilidade junto aos fãs.
Julgue o item subsequente. 

Na segmentação de mercado, a principal estratégia é focar em um único grupo demográfico, evitando a diversificação, pois isso garante uma mensagem de marketing mais clara e eficaz, resultando em uma maior taxa de conversão. 
  • Certo
  • Errado
Julgue o item subsequente. 

A segmentação de mercado é um processo que consiste em dividir os clientes em diferentes grupos com base em suas características, necessidades e comportamentos, permitindo que as empresas direcionem seus produtos ou serviços de forma mais eficaz e adequada a cada grupo específico. 
  • Certo
  • Errado

Qual das seguintes opções NÃO é um passo no processo de planejamento estratégico de marketing?

  • A Definição da missão e objetivos da empresa.
  • B Análise SWOT.
  • C Segmentação e seleção de mercados-alvo.
  • D Definição das metas de vendas.
  • E Desenvolvimento de um posicionamento de mercado.