Questões de Pesquisa de Mercado (Marketing)

Limpar Busca

A segmentação de mercado é uma ferramenta incondicional para o sucesso de um plano de Marketing. Em uma unidade de informação, devem ser analisados pontos como escolaridade, idade e renda, que se relacionam ao aspecto:

  • A de taxação
  • B demográfico
  • C geográfico
  • D de produtos e de serviços

A pesquisa de mercado é um modelo de estudo estatístico que visa aferir dados, comportamentos, audiências, dentre outros. Em seu contexto há a pesquisa de opinião, que busca a reação das pessoas a um fato, ou a um conjunto de acontecimentos e portanto:

  • A procura expressar o que seria a verdade permanente, sem alterações posteriores dela
  • B são feitas para diminuir a intensidade das reações provocadas por determinado acontecimento
  • C seus resultados oferecem informações que possibilita intervenção na opinião pública
  • D a amostragem não impacta na concentração dos resultados geográficos
  • E seu campo é a aferição de tendências exclusivamente partidárias

Leia o texto a seguir.

Para Philip Kotler (2009), a tarefa da organização é, portanto, determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e satisfazê-los de forma mais eficiente e eficaz do que os concorrentes, sem deixar de preservar ou melhorar o bem-estar dos consumidores e da sociedade no longo prazo. Para ele, marketing de mercados-alvo envolve três atividades: segmentação de mercado, seleção de mercado-alvo e posicionamento de mercado.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2009. [Adaptado].


Mercados-alvo podem ser selecionados em quatro níveis de seguimentos principais, sendo eles:

  • A massa, múltiplos, nicho e indivíduos.
  • B geografia, demografias, psicografia e comportamentos.
  • C pedido, vendas, preço e custos.
  • D interno, integrados, relacionamento e desempenhos.
  • E venda, logísticas, contabilidade e finanças.
Julgue o item subsequente. 


Na pesquisa de marketing, os métodos qualitativos são considerados superficiais e pouco confiáveis, devido ao seu foco em entrevistas e observações, sendo menos eficientes do que os métodos quantitativos para entender o comportamento do consumidor. 
  • Certo
  • Errado

A acirrada concorrência impõe às instituições financeiras uma atuação agressiva, pois há uma forte disputa por ganhos de fatias de mercado. Diante desse contexto, o Banco do Brasil realizou uma pesquisa com seus clientes, e fixou seus preços com referência ao que os clientes estão dispostos a pagar pelo valor que acreditam que receberão.
Portanto, nesse caso, o Banco do Brasil adotou uma estratégia de precificação com base no(a)

  • A excedente do consumidor
  • B concorrência
  • C isca
  • D custo
  • E valor