Questões de Pesquisa de Mercado (Marketing)

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A pesquisa de marketing que busca medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto é denominada

  • A pesquisa de tendência.
  • B pesquisa de projeção.
  • C pesquisa secundária.
  • D pesquisa de exploração.
  • E pesquisa quantitativa.
Ao término de uma pesquisa de mercado, é produzido o relatório final do trabalho realizado. São elementos que constituem tal documento: I. A introdução descritiva, contendo as explicações sobre o trabalho, ou seja, seus objetivos, a metodologia e a técnica aplicadas. II. As principais conclusões e recomendações, que devem ser subjetivas e incluídas após a análise de resultados. III. Os anexos, que apresentam os instrumentos de pesquisa utilizados, identificados com título, base, fonte e outros dados relevantes. Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
Conhecer o perfil dos consumidores trará vantagens competitivas para as empresas e as permitirá sair na frente em relação à concorrência. A segmentação mostrará para a empresa quais produtos oferecer para os clientes mais suscetíveis a comprá-los. Analise as afirmativas abaixo sobre as variáveis de segmentação, Segundo Kotler e Keller (2006). I. Geográfica. II. Demográfica. III. Psicográfica. IV. Comportamental. V. Substancial. VI. Mercadológica.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II, V e VI apenas
  • B I, II, III e IV apenas
  • C II, III e IV apenas
  • D I e II apenas
  • E IV, V e VI apenas
Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II e IV somente.
  • D I, II e III somente.
O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A IV somente.
  • B I, II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.